Almap leva Saveiro para “aventura extrema”
Um carro para quem gosta de aventura – mas aventura mesmo. Assim a AlmapBBDO conceitua a campanha da Nova Saveiro 2014, que estreia com filme na televisão e anúncios para mídia impressa no próximo domingo (5). A comunicação é uma “evolução” da assinatura “Carregada de aventura”, que acompanhou o modelo nos últimos anos, de acordo com Renato Simões, diretor de criação da agência. “Buscamos a aspiração do aventureiro, no sentido do ‘O que vem depois?’ que você já está carregado de aventura”, explica.
O filme “Monstro”, que abre a campanha, é ambientado no meio da mata. Um rapaz dirige sua Saveiro até que percebe uma movimentação entre folhas e galhos. Ele desce do carro e vai atrás do animal, descobrindo se tratar de uma cobra gigante. Ele agarra a criatura, que se contorce e se joga no rio, tentando se desvencilhar do aventureiro, sem sucesso. O rapaz, por fim, consegue capturar o monstro, coloca-o em um frasco gigante e o leva embora na caçamba de sua Saveiro. Ele, então, encontra um companheiro e o chama para pescar, dizendo já ter a isca em mãos, se referindo à cobra. É nessa hora que o colega aceira o convite e aparece com um anzol gigante, sugerindo mais uma aventura de proporções gigantes pela frente.
Simões, que dirigiu a criação da campanha ao lado de Bruno Prosperi, disse que a Almap buscou fugir do clichê do aventureiro, ao mesmo tempo em que queria mostrar o extremo desse lado do comprador da Saveiro. “Queríamos falar da aspiração, da aventura ideal. Por isso fizemos a opção por algo mais cinematográfico”, diz.
A campanha conta também com ações online, que terão início no dia 15 de junho em diversas plataformas, entre elas a criação de um hotsite do carro, publicações em redes sociais como Instagram e Facebook e o desenvolvimento de aplicativos interativos para os donos de Saveiros.
Questão de atitude
O estudo conduzido pela AlmapBBDO para o desenvolvimento da campanha revelou que o perfil do comprador da Saveiro é muito próximo do público usuário de automóveis da categoria sedan, embora haja uma diferença na atitude desses dois grupos, segundo avaliou Sergio Katz, diretor de planejamento responsável pela conta da Volkswagen. “Ele dizia que usava a picape para escapar da rotina pesada, estressante. Tentamos mostrar que a Saveiro ajuda a colocar em off a vida real e ligar a vida ideal, que é um carro para quem gosta de aventura mesmo”, diz.
Ainda segundo Katz, o objetivo era aliar a imagem da Saveiro mais à atitude do usuário de buscar a aventura do que à prática. Assim, a campanha não foi desenvolvida sobre uma modalidade de esporte radical específica, por exemplo, e sim à iniciativa daqueles que buscam se aventurar.
Essa foi uma das razões pelas quais a Volkswagen decidiu não utilizar os jogadores que estrelam sua campanha institucional de 60 anos no filme de lançamento da Saveiro. Segundo Simões, houve “a oportunidade de dar o foco para o lado aventureiro do carro, o que foi não só uma opção de criação, mas também estretágica”.
O público jovem segue como o alvo da campanha da Volkswagen, fazendo com que a versão Cross seja a utilizada nas peças. “A Saveiro Cross é o carro do varejo. Ela representa 30% das vendas do modelo, caiu nas graças do público e é o flagship da nossa comunicação”, indica Carlos Leite, gerente-executivo de produtos e marketing de comerciais leves da Volkswagen.
Outro ponto que é destacado na comunicação é que a Saveiro passa a ter seu design alinhado com os demais modelos derivados do Gol, seguindo a estratégia global da Volkswagen, conforme havia sido divulgado já na ocasião do lançamento do carro, no meio de abril.
Ficha técnica:
Direção de criação: Luiz Sanches, Renato Simões e Bruno Prosperi
Criação: Marcelo Nogueira e Benjamin Yung Jr
Atendimento: Gustavo Burnier, Filipe Bartholomeu, José Fernando Lopes, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo e Olivia Tornelli
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo e Tatiana Weiss
Mídia: Paulo Camossa, Brian Cotty, Fábio Urbanas, Daniele Valle, Cassio Soares e Roger Pereira
RTV: Vera Jacinto, Rafael Motta, Ana Paula Casagrande e Thiago Bueno
Produtora do filme: Fat Bastards
Direção de cena: Pedro Becker
Produção executiva: Fernando Carvalho e André Pinho
Fotografia: Rhebling Junior
Pós-produção: Bitt Animation
Finalização: Elton Bronzeli
Aprovação pelo cliente: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota