Altermark celebra 38 anos de trajetória marcada por pioneirismo na mídia OOH

Alexandre Cardoso e Bruno Guerrero contam como, em quase quatro décadas, a empresa ajudou a escrever a história do out of home no país

Em 2025, a Altermark completa 38 anos de atuação e carrega na bagagem uma história que se confunde com a própria evolução do out of home no Brasil. Desde o início, a empresa buscou inspiração em movimentos internacionais para adaptar conceitos, formatos e tecnologias, tornando-se protagonista em diversas transformações.

“Vivemos na pele todo o processo de amadurecimento do OOH no Brasil. Sempre fomos pioneiros e procuramos observar movimentos internacionais para adaptar conceitos e novidades”, afirma Alexandre Cardoso, CEO da ALTMRK OOH Group, holding que gere a Altermark.

Alexandre Cardoso e Bruno Guerrero: 38 anos de pioneirismo e inovação no OOH (Divulgação/Altermark)

Entre os marcos dessa trajetória, a empresa destaca momentos que mudaram a forma como o OOH era concebido e entregue no país. Na década de 1990, iniciou no Brasil a impressão em grande formato, substituindo a montagem de outdoors por peças únicas de alta qualidade, o que simplificou a aplicação e elevou o padrão visual. Em 2000 e 2001, participou da licitação da Adshel, responsável por uma revolução no mobiliário urbano.

O início dos anos 2000 também trouxe avanços técnicos decisivos. Em 2002, a Altermark desenvolveu impressões para MUB (mobiliário urbano de base), tecnologia que permitiu maior durabilidade e qualidade visual em elementos como abrigos de ônibus e relógios urbanos. No mesmo período, Emílio Medina, sócio-fundador, assumiu a presidência da Clear Channel Brasil, conduzindo mudanças que modernizaram a operação no país. Dois anos depois, a empresa criou o Portal OOH, primeiro banco de dados do setor, que organizou e centralizou informações sobre inventários e players — uma contribuição importante para a profissionalização do mercado.

O portfólio de inovações seguiu crescendo: em 2008, alterou a percepção do OOH em shoppings, tratando o espaço como mídia estratégica; em 2010, levou a inteligência de dados ao setor por meio de parceria com a Geofusion. Essa capacidade de se antecipar ao futuro é parte da cultura da companhia. “O importante é ficar atento e não esperar a inovação chegar para se ajustar a ela. Temos um histórico longo de antecipação tecnológica por conta deste olhar global que sempre buscamos ter”, reforça Bruno Guerrero, chief growth officer da ALTMRK OOH Group.

O compromisso com o fator humano também é central na história da Altermark. A empresa valoriza a contribuição de profissionais que a acompanham há décadas e o olhar renovado de novas gerações que chegam para somar. “Colaboradores, seres humanos que acreditam há mais de 10, 15, 20 anos nesse sonho e outros mais jovens corroboram para que possamos continuar fazendo história”, diz Cardoso.

Ao longo desse caminho, projetos emblemáticos ajudaram a consolidar a reputação da empresa. Um exemplo é a campanha global I Love OOH, lançada durante a pandemia e inspirada na icônica marca I Love NY criada por Milton Glaser.

Projeto assinado pela Altermark reforça a capacidade da empresa de integrar inovação, dados e formatos diferenciados (Divulgação/Altermark)

Para o futuro, a Altermark estabelece três pilares estratégicos: tecnologia, projetos especiais e parcerias globais. A meta é continuar liderando a transformação do OOH, explorando dados, inteligência e formatos inovadores. “Seguir atentos aos movimentos globais, investir nas empresas que criamos para projetos especiais (AlterLabs — hub de inovação da Altermark, focado em projetos especiais que unem tecnologia e criatividade) e dados (GoAlt — startup do ALTMRK OOH Group especializada em dados e tecnologia, criada para atender à crescente demanda por soluções inteligentes e automatizadas no mercado de out of home) são fundamentais para manter a relevância”, afirma Guerrero.

No olhar dos executivos, a evolução do setor passa pela profissionalização, consolidação de inventário e diversidade de formatos. A Altermark acredita que seu papel como pioneira foi impulsionar avanços, promover capacitação e trabalhar de forma colaborativa com clientes e exibidores para levar às ruas campanhas memoráveis.

A mensagem da empresa ao mercado, no ano em que celebra quase quatro décadas, é clara: seguir em movimento. “Olhando para trás, temos orgulho de cada campanha, cada cliente que confiou, cada pessoa que fez parte da nossa história. Vivemos a evolução do OOH no Brasil com o coração no meio e os olhos no mundo”, finaliza Cardoso.