Alto Astral lança revista de decoração para a classe C

Decoração acessível para a mulher da nova classe média é o tema da revista Casa Linda, lançamento da editora Alto Astral que chega às bancas no final de junho. A publicação foi idealizada para competir com outros três títulos que cobrem o segmento: Minha Casa (Abril), Decorar Mais Por Menos (Escala) e Sua Casa (Supernova Editora).

Após encomendar uma pesquisa ao Instituto Data Popular, a editora diz ter identificado um gap editorial no setor. “A nova classe média tem poder crescente de consumo e precisa de orientação e dicas acessíveis para transformar o lar”, afirma Celso Rodrigues, gerente de publicidade da Alto Astral.

A faixa da população definida como classe C representa 53% da população brasileira, o equivalente a 104 milhões de pessoas, com idade entre 20 e 44 anos. Junto, esse grupo movimenta cerca de R$ 1 trilhão por ano. De acordo com o levantamento do Data Popular, esse é um público que quer “melhorar de vida” e expressa seu maior poder de consumo no lar. “A casa é um exemplo de ascensão social”, afirma Flaviana Castro, gerente de marketing da editora. “Em grupos de pesquisa com mulheres, vimos que atenção ao lar é algo constante. Elas estão constantemente buscando melhorias para a casa. No final do ano, a transformam para receber visitas”, exemplifica.

Pesquisa do Ipsos Marplan corrobora os resultados do Data Popular. O instituto aponta que 70% da nova classe média têm interesse em decoração, 45% apreciam jardinagem e 17% pretendem comprar eletrodomésticos nos próximos 12 meses. “Com base nos estudos do Data Popular e do Ipsos, vimos que havia brecha no setor, não só pelo movimento de ascensão econômica da classe popular, mas também do movimento pela casa própria, com mais crédito, e chegamos ao conceito da Casa Linda”, explica Marcia de Santi, gerente editorial da Alto Astral.

A revista terá tiragem mensal de 85 mil exemplares e a meta da editora é que ela seja a segunda revista de decoração para o consumidor emergente, atrás apenas da Minha Casa, que tem tiragem de 182 mil. Os outros dois títulos do setor, Sua Casa e Decore Mais Por Menos, têm tiragem de 39 mil e 31 mil, respectivamente. A assinatura, “a revista que traduz os sonhos da classe média em decoração” norteia o editorial, com seções como “Eu quero, eu posso”, com sonhos de consumo que podem ser alcançados; “Combine”, com dicas de decoração de custo baixo; e “Tem Visita”, com dicas de produtos para a casa na hora de receber amigos e familiares.

Comercial

A publicação terá preço de capa de R$ 4,90. As vendas serão feitas em banca, no varejo (nas lojas Leroy Merlim, Telhanorte e C&C) e por assinatura. Para os anunciantes, um dos produtos especiais será um guia de compras de oito páginas, encartado na revista, que pode ser patrocinado por uma ou várias marcas. A revista também terá versões digitais, para tablet e smartphone. Uma campanha para TV fechada, rádio e mídia impressa, nas revistas da Alto Astral, foi colocada no ar para divulgar o novo título e, desde abril, a companhia tem realizado road shows por agências e anunciantes.

A Alto Astral é dona de títulos como Shape, Todateen e Guia Astral, sendo a segunda maior editora do país em venda avulsa. Com 16.4% de participação no mercado, ela vendeu 41 milhões de revistas em 2012.