Editora que ocupa o segundo lugar em vendas avulsas (que não inclui assinaturas) de revistas mensais no mercado brasileiro com 40 milhões de exemplares vendidos em 2008 (segundo IVC), a Alto Astral visa aumentar a sua receita com publicidade, a partir do lançamento de
Shape, e continuar avançando.
O título norte-americano será lançado no País no próximo mês. “O objetivo é fortalecer o mix de revistas femininas e ter maior presença no mercado publicitário. Dentro de um ano, Shape deve incrementar em 30% as receitas de publicidade da editora”, afirmou Silvino Brasolotto
Junior, diretor de marketing da Alto Astral.
Com conteúdo editorial focado em fitness, bem-estar, nutrição, saúde, moda e beleza, Shape – que tem 28 anos de mercado – é a quarta revista mais lida entre os títulos femininos nos Estados Unidos e é distribuída em 30 países. “Com a revista, vamos conseguir atrair novos
anunciantes, de diferentes perfis”, comentou Brasolotto.
Segundo o executivo, a maior parte do conteúdo da publicação será produzida no Brasil. “Vamos ter algum material adaptado, claro, mas o propósito é desenvolver matérias locais”, disse. A Mak Plan Promove é a agência responsável pela campanha de divulgação de Shape para o trade publicitário. A partir de setembro, também está programado comercial para TV, além de material de ponto-de-venda.
Com 27 títulos, entre Guia Astral, TodaTeen, Guia da TV, Malu, Cabelos & Visual, a Editora Alto Astral está há 23 anos no mercado. Fundada pelos jornalistas João Carlos de Almeida e Pedro José Chiquito, a editora planeja avançar mais no mercado. “O objetivo é crescer e lançar novas revistas. Acreditamos no potencial de mercado, tanto que estamos lançando um grande título este ano, em meio a um período complicado”, falou Brasolotto.
O diretor de marketing da Alto Astral disse que a editora ainda não alcançou meta de publicidade este ano, por exemplo. “O planejamento era de crescimento de 10% da verba de publicidade, mas ainda não alcançamos esse número. Os anunciantes reduziram verba, mas
acreditamos em uma retomada a partir deste semestre”, avaliou.
Por outro lado, a editora anuncia crescimento de 9% de faturamento no primeiro semestre de 2009, contra mesmo período do ano passado. Para o segundo semestre, a previsão é de repetir o desempenho. Em 2008, a editora declarou aumento de 12,5% no faturamento. “A publicidade representa em torno de 18% das receitas da editora”, informou Brasolotto. “A circulação aumentou muito em 2008, 21%. Este ano vamos crescer um pouco menos”, completou.
O executivo comentou que o licenciamento de marcas para o lançamento de revistas infantis, como Moranguinho, Pica-Pau, entre outras, tem sido um bom negócio para a Alto Astral. “O movimento é forte nas revistas infantis”, destacou. A Alto Astral também mantém operação em
Portugal, desde 2005. “O projeto da editora é de continuidade de investimento, tanto no Brasil quanto em Portugal”, afirmou Brasolotto.
por Kelly Dores