Alunos da Faap desenvolvem campanhas para projetos sociais
Atados, Catalyst 2030, Instituto Emílio Ribas e Naia são as organizações da sociedade civil beneficiadas pelo programa Transform(ação) – Voz e Visibilidade a Causa Sociais, que foi implementado pelos alunos de Comunicação e Mar- keting da Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap). A iniciativa prepara as novas gerações para lidar com problemas prementes.
“É a construção de seres humanos preocupados com os impactos que a comunicação pode causar na audiência”, pontua Valdir Cimino, professor de rádio e televisão da Faap e idealizador do projeto, que estimula o empreendedorismo a partir da criação de agências responsáveis por campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.
Além da cidadania, o programa orienta futuros profissionais a utilizar a comunicação para dar voz ao terceiro setor. “Valorizamos a descoberta pelo trabalho voluntário onde todos podem doar um pouco do tempo para ter um mundo melhor”, acrescenta o professor. Os trabalhos serão veiculados nas redes sociais dos clientes ainda neste mês de julho. “Em setembro, lançaremos a Mostra de Audiovisual e Podcast das agências de comunicação experimental”, antecipa Cimino.
Em produção audiovisual, está a campanha para o Instituto Emílio Ribas sobre a conscientização do uso de preservativos. A mensagem impacta os jovens por meio de um vídeo que brinca com as palavras festinha e camisinha.
Três spots também integram a campanha assinada pela agência Femina, das alunas Esther Reis, Laura Ricci, Sofia Villaça, Rafaela Frateschi e Érika Isaias.
Na agência Diversa, dos estudantes Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó, o trabalho foi para a Atados, plataforma que une voluntários a instituições.
Foram criados vídeos que incentivam o voluntariado a partir de testemunhos de pessoas que já atuam na área.
Em alto e bom som
Já os depoimentos de profissionais que trabalham na Naia, que oferece suporte educacional e psicossocial a crianças e adolescentes, estão em um vídeo institucional que convida a sociedade a integrar a instituição. O trabalho foi idealizado pela agência Bloom, formada pelos alunos Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese.
Pessoas que colaboram ou que já foram beneficiadas pelo movimento de empreendedores sociais Catalyst 2030 também deixam os seus relatos no vídeo produzido pela agência Actie, composta por Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo.
O Catalyst 2030 também ganhou trabalhos produzidos pela área de rádio e televisão. A agência Beverly, dos alunos Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanett, desenvolveu o podcast Sustentaoquê para discutir os desafios ligados a igualdade de gênero, redução das desigualdades sociais e produção responsável.
Energia limpa e fome foram os temas selecionados pela agência Stygma para os dois podcasts disponíveis em plataformas como Dezzer e Apple Music. A autoria é do grupo formado por Maria Luiza de Almeida, Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama e Lara Godoy.