Amarelo cresce com conceito

Agência de comunicação com especialidade no conceito shopper marketing, a Amarelo vem construindo uma boa carteira de clientes. Há um ano no mercado, a Amarelo tem como sócios Márcia Lugatto e Toni Bortolotti. Ela foi vice-presidente de novos negócios da Leo Burnett por dez anos, onde também acumulou o cargo de gerente geral da ARC, braço de ativação da Leo. Ele era diretor de criação da ARC.

Ambos saíram da Leo no início de 2009, quando houve uma reestruturação na agência, e decidiram montar a sua própria agência com base “naquilo que acreditavam”. De acordo com Marcia, antes o material de ponto de venda, por exemplo, era mera adaptação da campanha publicitária. “O conceito de shopper faz o contrário e trata de  encurtar a distância entre produto e consumidor”, destaca a executiva.

O trabalho em shopper marketing traça um mapeamento complexo do consumidor dentro da loja, analisando questões como: o caminho que o cliente faz dentro da loja para chegar até a gôndola; como ele é impactado pela marca; como ele enxerga a marca e o que efetivamente o faz comprar. “Dentro desse conceito cabem todas as ferramentas de comunicação, interatividade, promoção, marketing de relacionamento, até propaganda se ela ajudar a fazer efetivamente a venda do produto”, diz Márcia.

Ela ressalta que começou a estudar o conceito shopper mar-keting desde o tempo em que trabalhava na Leo e que se surpreendeu quando, após abrir a Amarelo, descobriu que há um forte movimento de anunciantes em busca de agências de shopper marketing.  “Esse é um movimento que vem de fora. As agências de propaganda se estruturam para isso, mas a propaganda sempre teve mais destaque dentro de estruturas grandes”, arremata.

As conclusões das análises de shopper marketing também são baseadas em pesquisas. Mas como no Brasil não é possível  entrar numa loja e filmar o consumidor, as pesquisas em geral são mais tradicionais. Márcia diz que na Amarelo eles desenvolvem um modelo de pesquisa mais sofisticado que cruza análise de comportamento e perfil do trade, por exemplo. 

O primeiro cliente da agência foi a Ambev, para quem criou um projeto de shopper marketing para a Antarctica nos botecos do País. Ela observa que apesar de a Amarelo ter se estruturado para ser uma agência de shopper marketing, eles não fecharam as portas para a comunicação convencional. De acordo com a executiva, a agência deve fechar 2010 com crescimento de 30% sobre o ano passado. “Temos clientes fortes que nos deixam otimistas para crescer”, ressalta Márcia.

Entre outros cases da agência estão: o relançamento das linhas para cabelos e corporal Vizcaya, com criação de propaganda para a marca a partir do PDV conceitual; Boehringer Ingelheim, com desenvolvimento de estratégia, conceito criativo e produção de eventos; criação de ações de mar-keting de relacionamento para VisaNet/Cielo para a vinda de Paul Krugman e campanha de marca para o Banco Espírito Santo.

Com o slogan “Amarelo – Nós entendemos de Shopper marketing”, a agência possui um perfil de boutique criativa com uma equipe de 11 pessoas e está com nova sede no Brooklin, em São Paulo.

por Kelly Dores