Amazon abre 13 mil vagas temporárias para Black Friday
Empresa dobra o número de vagas em relação ao ano anterior
A Amazon anunciou a abertura de mais de 13 mil vagas temporárias para o último trimestre do ano, dobrando o volume de contratações em relação a 2024.
As posições, que devem se juntar aos 36 mil funcionários diretos e indiretos, estão distribuídas em todos os estados e reforçam a estrutura da companhia para atender ao pico de demanda da Black Friday, considerado o maior da história da operação brasileira.
As posições contemplam atividades em centros de distribuição e estações logísticas, como controle de estoque, conferência e separação de pedidos, manutenção de equipamentos e emissão fiscal. Segundo a empresa, as vagas exigem ensino fundamental completo e não pedem experiência prévia, com possibilidade de efetivação e programas de desenvolvimento profissional.
O movimento ocorre em meio a uma fase de crescimento acelerado da Amazon no país. Apenas em 2024, a companhia investiu R$ 13,6 bilhões no mercado brasileiro, destinando recursos à ampliação logística, tecnologia e automação.
Com uma rede que já soma 250 centros logísticos, 100 deles construídos apenas em 2025, e mais de 100 mil vendedores parceiros, hoje 78% das vendas realizadas no marketplace ocorrem fora dos estados de origem dos vendedores.
A companhia afirma que a implantação de inteligência artificial e automação, desenvolvida por equipes locais, foi decisiva para o avanço da operação. Em seis anos, o número de centros logísticos cresceu de 1 para 250, reduzindo o tempo de implantação em 77% e ampliando o portfólio de produtos de 1 milhão para 180 milhões de itens — sendo 30 milhões adicionados apenas em 2025.
Imagem do topo: Divulgação