A AmBev foi a única indústria cervejeira do mercado brasileiro a registrar crescimento na pesquisa do Instituto Nielsen relativa ao mês de setembro. A comparação dos dados é em relação ao mês de agosto. A AmBev fechou setembro com 68,3% de market share, contra 68% em agosto. A Schincariol está com 13% contra 13,1% em agosto. A Kaiser ficou com 8,4% em agosto e setembro. A Cervejaria Petrópolis teve 5,7% em agosto e em setembro caiu para 5,6%. A Cintra estava com 1,3% em agosto e em setembro apareceu com 1,2%. A Belco também caiu: em agosto estava com 0,4,% e encerrou setembro com 0,3%. As demais marcas, identificadas pelo Nielsen como “outras”, tiveram 3,1% em agosto e 3% em setembro.
Marcas- A Skol é a marca líder do mês de setembro com 31,8%, mantendo rotina que se repete há quase uma década. Em agosto a Skol estava com 31,5%. A Brahma vem em 2º lugar com 19,7%, abaixo do volume de agosto quando registrou 19,8% de market share. A Antarctica cresceu: em agosto tinha 12% e em setembro passou a ter 12,1%. A Nova Schin estava em agosto com 11,8%, mas em setembro sua participação foi de 11,7%. A Cristal ficou estável em agosto e setembro com 2,9%. A Itaipava contabilizou uma fatia de 2,7% em agosto e em setembro de 2,6%.A Cintra tinha 1,3% e fechou setembro com 1,2%. Cada ponto de share representa 80 milhões de litros de cerveja.
Paulo Macedo