A Ambev organiza uma grande mobilização de seus funcionários para o Dia da Responsa – iniciativa realizada nesta quarta-feira (15) que procura simbolizar o engajamento da companhia em torno da conscientização da sociedade quanto às consequências do uso abusivo do álcool.

A Brahma foi a marca escolhida para reforçar ações da Ambev em relação à data. A cerveja coloca na rua uma nova campanha, criada pela Africa e protagonizada pelo lateral Cafu, inspirada na assinatura: “A regra é clara. Menor de idade não pode beber”. O esforço de comunicação, composto por cartazes e placas, estará presente nos pontos-de-venda e em estádios que sediam os jogos do Campeonato Brasileiro, completos pela afirmação: “Brahmeiro bebe com responsa”.

Neste ano, a mobilização ganha proporções mundiais com o Be(er) Responsible Day. Na ocasião, os 116 funcionários da AB Inbev ao redor do globo, sendo 30 mil no Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Guatemala e República Dominicana, sob administração da Ambev, serão convidados a se tornarem porta-vozes da defesa das práticas de consumo responsável.

No Brasil, os funcionários começam a quarta-feira com a exibição de um vídeo com mensagens de Carlos Brito, João Castro Neves, Milton Seligman e Sandro Bassili convidando-os a aderir à campanha. O trabalho, cujo objetivo principal é evitar o uso abusivo do álcool e o consumo antes dos 18 anos de idade, é direcionado principalmente aos jovens de 14 a 24 anos de baixa renda, às mães e também aos comerciantes destas localidades. Reforçando as ações, a Ambev estabeleceu parcerias com quatro ONGs: Casa do Zezinho, Unas, Cufa e Bola pra Frente, para desenvolver projetos de consumo responsável em comunidades carentes.

O grupo realizou, nos últimos anos, diversas ações nesse sentido. Entre elas está o Programa Ambev de Consumo Responsável, em 2003, norteada pelas premissas da OMS (Organização Mundial de Saúde); e o “Amigo da vez”, em alusão àquela pessoa que fica sem beber para levar os amigos em segurança para casa.