AME Awards amplia categorias
Em sua 19ª edição, o Advertising & Marketing Effectiveness (AME) Awards, organizado pelo International Awards Group — o mesmo do New York Festivals — está com novidades para 2013. A premiação tem nova diretora executiva, Alisun Armstrong, que assumiu como missão expandir a premiação e lança nesta edição as novas áreas dentro de suas categorias, como e-Books, Promoção Esportiva, Educação, Branded Entertainment, Eventos, Games, Lojas Pop-Up e Tablets, além de uma nova categoria denominada Benefícios Sociais.
Segundo Alisun, o AME Awards foi criado para valorizar estratégias que apresentaram resultados comprovadamente excelentes. Na última competição, foram inscritos trabalhos de 27 países — inclusive o Brasil — e uma tendência se apresentou: a construção de comunidades. “O engajamento em estratégias através das redes sociais foi imenso entre os trabalhos premiados. Isso tende a aumentar. Acredito que no próximo ano teremos muitas estratégias baseadas na criação de comunidades. É o culto ao social, e tende a ser uma área cada vez mais competitiva”, diz Alisun.
A executiva acredita que o grande desafio das marcas hoje é fazer com que as pessoas as comprem, sem lhes encher a paciência. E são histórias bem-sucedidas que uniram eficiência e criatividade que o AME Awards premia. “Meu plano é adaptar a premiação ao que aprendemos diariamente nessa excitante indústria”, observa Alisun, que trabalhava antes como redatora sênior de marketing da Kaplan Test Prep, empresa global voltada para a preparação de grandes concursos e provas de admissão em universidades e cursos.
O júri do AME é multidisciplinar: profissionais de marketing, planejadores de mídia, especialistas em mídias sociais e criativos escolhem os ouros, pratas e bronzes de cada categoria. O prazo para inscrições vai até 22 de outubro.
Vencedores do ano
Entre os ouros, é escolhido um Platinum Trophy para cada uma das cinco regiões participantes: América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio/África e Ásia/Pacífico. E há ainda o Grand AME Award, dado ao melhor trabalho na competição como um todo, que na competição de 2012 foi para a Inglaterra, com o case “Sanduíche”, da Abbott Mead Vickers BBDO para Pepsico (Walkers), estratégia bastante celebrada globalmente em diversas premiações internacionais.
Nesta edição, venceu o “Platinum Trophy” da América Latina a mesma estratégia da Lowe SSP3, da Colômbia, que conquistou Titanium no Cannes Lions 2012: “Rio de Luz”, para o Ministério da Defesa. A ação convidava os guerrilheiros a se desmobilizar e retornar para suas casas através de mensagens de paz enviadas pelo rio. Pela América do Norte, o ganhador foi o case “M&M’s Find Red”, da agência Proximity, do Canadá, para Mars/M&M’s.
O Brasil não teve trabalhos premiados na competição. Foram concedidos, ao todo, 11 ouros, 15 pratas e 12 bronzes. Segundo Alisun, a Alemanha é recordista em prêmios. “Gostaria que o Brasil participasse mais. Só temos recebido duas ou três inscrições nos últimos anos”, conclui.