América Latina é a "casa" dos consumidores superconectados
Um terço dos usuários de internet da América Latina são considerados “consumidores superconectados” e são formadores de opinião quando o assunto é marcas e consumo na web. O índice é maior que o dos países envolvidos, onde entre 20% e 25% se encaixam neste grupo, de acordo com o Roper Reports Worldwide Study, realizado pela GfK.
A pesquisa aponta que o Brasil é o campeão de consumidores superconectados, com 49% de seus internautas postando opiniões sobre marcas e produtos nas redes sociais e comunidades da web. Na Argentina, são 39%, enquanto no México o índice é de 20%. Globalmente, os consumidores superconectados representam 32% dos usuários da rede.
Esse grupo de consumidores, além de postar opiniões, também influencia sua rede de conexões por ler e produzir conteúdo do tipo. Em nível global, são 46% aqueles que mantêm o hábito de resenhar e consumir textos opinativos sobre marcas e produtos. No Brasil, esse índice é de 56%.
Mas de acordo com a GfK, eles dificilmente dão às marcas e empresas uma segunda chance. Globalmente, 64% mudam para outra marca caso estejam insatisfeitos. Mas o outro lado da moeda é favorável: quando satisfeitos com a marca, a tendência é serem leais e influenciar outras pessoas. No acesso a sites de comparação de preços e de análises de produtos, brasileiros (56%) também se destacam sobre os demais países (40%).
De acordo com Leonardo Melo, da GfK, muitos dos acessos dos consumidores superconectados são feitos por meio de smartphones. Isso significa que, com a quantidade de exposição às informações e opiniões, e sendo curiosos como são, eles estão cientes do que é novo e não querem ser deixados para trás, especialmente no que se refere a tecnologia.