Ampla adota formato híbrido e vai trocar o CEP pela URL

Severino Cavalcanti Queiroz Filho, presidente da Ampla (Crédito: Divulgação)

Há quem diga que cada novo ano de vida signifique um recomeço. Ao celebrar os seus 45 anos de atuação no mercado, completados em janeiro deste ano, a agência Ampla se prepara para escrever um novo capítulo em sua trajetória. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, os últimos seis meses foram de desafios para a companhia que possui sua matriz situada em Recife, Pernambuco. 

“O atual cenário vem afetando o Brasil e o mundo. Logo no início, na segunda semana de março, a nossa primeira atitude foi comunicar os nossos funcionários de que eles precisavam ir para casa. Eles nos questionaram como iríamos atender os clientes, mas nós também não sabíamos. Iríamos aprender juntos. A primeira semana foi um caos absoluto por conta da tecnologia, mas logo conseguimos nos ajustar e colocar os nossos arquivos e conteúdos na nuvem. Ainda estamos passando por todo o processo e o aprendizado ainda está longe de ter sido concluído”, comenta Severino Cavalcanti Queiroz Filho, presidente da Ampla.

Ainda segundo o executivo, apesar da rápida adequação, que resultou em alguns cortes na equipe para manter a saúde financeira da empresa, o atual cenário trouxe uma maior aproximação entre os profissionais da agência e os anunciantes. “O lado bom diante deste tumulto foi a união da equipe. Mesmo com cada um na sua casa, as pessoas ficaram mais integradas para resolver as dificuldades de cada cliente. Além disso, percebemos que eles estão valorizando mais a criatividade. A pandemia ajudou o publicitário a voltar a ganhar relevância nos processos estratégicos que podem melhorar os negócios de cada marca”, diz.  

Responsável pela comunicação de clientes como Pitú, Baterias Moura, Home Center Ferreira Costa, Tintas Iquine, M. Dias Branco, com biscoito Treloso e Pilar, Netuno Pescados, entre outros, a Ampla vem observando no último mês uma retomada dos negócios.

“Tivemos conquistas interessantes neste período como, por exemplo, a conta do Orfeu Cafés Especiais. Além disso, já começamos um processo de recontratar as pessoas. Mas, agora, perdemos o receio e o medo de contratar alguém que esteja em São Paulo ou em algum outro país. Não imaginávamos isso antes, afinal, como iríamos contratar alguém que não estivesse dentro do prédio da Ampla. O nosso pensamento até março era que isso não iria dar certo. Temos agora uma nova forma de pensar, agir e ver o nosso negócio. Com essa abertura geográfica vamos conseguir ter uma equipe ainda mais talentosa e que vai trazer diversos benefícios aos nossos clientes”, ressalta.

Novo espaço

Seguindo este pensamento, a agência decidiu adotar um novo formato e deixar a sede construída em 1992. “Todas essas mudanças mostraram que a Ampla não cabe mais em um prédio. Este não é mais o formato. Vamos adotar um modelo híbrido, onde todos vão poder trabalhar de qualquer lugar. Mesmo assim, ainda vamos ter um pequeno espaço físico de experiência com o cliente, onde teremos uma sala craft, war room e uma sala de treinamento. Mas não vai ser um escritório tradicional, não vamos ter baía de trabalho. Não queremos cair em um local comum. O nosso formato não está mais amarrado dentro de um prédio”, reforça Queirozinho.

“Temos em nosso DNA a coragem de se arriscar e estar na frente”, diz Queirozinho (Crédito: Divulgação)

O executivo ainda enfatiza que essa não é uma decisão financeira. “Pode até parecer que essa não é uma decisão inteligente, pois estamos saindo de um prédio próprio. Mas todos os indicativos mostram que este é o movimento correto. Temos em nosso DNA a coragem de se arriscar e estar na frente”, diz.  

Para comunicar a mudança ao mercado, a Ampla decidiu transformar o anúncio em uma campanha publicitária imobiliária. Com o mote ‘Você está dentro do escritório? A gente não’, a agência decidiu trocar o CEP por um URL. 

“Como uma boa campanha imobiliária tradicional, ela começa no final de semana com corretor de imóveis e presença em todos os meios. Teremos mensagens para os mais diferentes públicos. Vale ressaltar que não vamos vender o imóvel e, sim, alugá-lo. Óbvio que vai ficar a saudade, mas a história não se perde”, destaca.

Queirozinho termina salientando que as últimas conquistas trouxeram um ar de otimismo para a agência. “Com as atitudes que tomamos estamos com a empresa equilibrada, estruturada e saudável. Isso nos tranquiliza. Essa retomada me deixou otimista. Estou confiante em 2021 e em nossa largada na frente em relação aos negócios. Acho que isso vai mostrar a ousadia que a Ampla sempre entregou ao mercado”.