A Ampro (Associação de Marketing Promocional) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) assinaram este mês um acordo que permite que os associados sejam beneficiados com os serviços das duas entidades. O convênio é válido por um ano, mas pode ser reeditado, conforme os interesses das partes.  

Segundo Elza Tsumori, presidente da Executiva Nacional da Ampro, “o principal papel será o de discutir e elaborar documentos em conjunto para contribuir no desenvolvimento de práticas cada vez mais ajustadas ao nosso tempo, que pede cada vez mais ética, qualidade e legitimidade”, disse.  

O convênio visa uma expansão do relacionamento agência/cliente e para João Carlso Zicard, presidente do Conselho da Ampro, “É exatamente nesse processo de conhecimento mútuo das dificuldades e expectativas de ambos (agência e clientes) que trabalhamos para a realização desse convênio que trará, com certeza, maior entrosamento entre as entidades na busca de soluções de processos e, principalmente, de reconhecimento das boas praticas, conferindo legitimidade, ética e maior qualidade de nossos serviços”, comentou.

Sob determinações do acordo, a Aba passa a endossar o processo de Certificação Ampro-SGS, baseado em 5 categorias. Para isso, desenvolverá um Guia de Melhores Práticas de Briefing, estimulando assim os seus associados a utilizarem os parâmetros desse processo. “A certificação das agências é segurança para os clientes, a remuneração adequada confere sustentabilidade aos serviços de qualidade, a concorrência sadia traz lisura ao processo e confere maior responsabilidade ainda para as agências vencedoras e, por fim, os direitos autorais estimulam ainda mais o investimento no talento, na criatividade e na busca frenética por bons resultados, que é grande objetivo de ambos”, disse Zicard.

O documento ainda diz que, a partir de julho de 2009, a ABA recomendará às associadas que dêem preferência à utilização, nas concorrências e nas contratações, de agências da Ampro devidamente certificadas, com o objetivo de assim trabalhar na elaboração de um documento único e convergente sobre concorrências.

Além disso, o Convênio pretende discutir, dentro do Comitê Jurídico da ABA, questões que envolvam o Direito Autoral no Marketing Promocional, sendo que todas as providências que decorrerem dessas discussões devem ser tomadas em conjunto com a Ampro.

O documento também propõe da criação de um Grupo de Trabalho Específico, voltado para o desenvolvimento de ferramenta tecnológica para identificar os interessados em realizações de promoções conjuntas. Esse grupo também deve discutir modelos de remuneração para a relação agências/clientes.

O acordo será consolidado dentro do evento Marketing Promocional Brasil, realizado em 2009, e que contará com apoio da ABA.