Ana Paula Arósio retorna em filme do Santander e ironiza próprio sumiço
Ana Paula Arósio tomou conta dos assuntos mais falados na noite da última terça-feira (25) nas redes sociais. Muitos entenderam o motivo do buzz, mas os mais jovens ficaram confusos. Afinal, por que tanto espanto pelo reaparecimento de uma atriz?
Alguns fatores explicam o reboliço. Um deles é que uma das campanhas publicitárias mais marcantes dos anos 2000 trazia Ana Paula Arósio como protagonista. A série de comerciais criados pela Carillo Pastore para a Embratel ficou marcada não só pela presença da atriz, mas pela assinatura clássica: “Faz um 21”.
À época, até Leonel Brizola, então candidato a prefeito do Rio de Janeiro, tentou pegar carona no slogan para se eleger (imitou, inclusive, o logo da operadora).
Ana Paula estava em sua melhor fase. A atriz tinha faturado três vezes o Troféu Imprensa com papéis marcantes como “Hilda” de Hilda Furacão, em 1998; “Giuliana” de Terra Nostra, em 1999; e “Camille” de Esperança, em 2002.
O tempo passou, o código das operadoras para DDD já não é mais obrigatório, Ana Paula Arósio desapareceu da grande mídia em 2010, se mudou para o Reino Unido em 2015 e agora retorna, mas para uma publicidade diferente. Dessa vez, ela promove uma solução financeira do banco Santander.
A atriz apresenta o SX, novidade que utiliza o PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central, que entrará em operação em novembro e permitirá que pessoas físicas e jurídicas realizem transações financeiras 24 horas por dia, 365 dias ao ano, em tempo real.
A redação do comercial não esconde a referência ao “Faz 21” (que já começa pelo título do filme: “Faz um SX”). A criação é da agência Suno.
O filme também traz os atores Robson Nunes e Samantha Schmütz e estreou em horário nobre da tevê aberta. A O2 Filmes foi a responsável pela produção e gravação. O material contou com direção e produção executiva do diretor Ian SBF, um dos fundadores do Porta Dos Fundos.
“Neste primeiro momento da campanha, nosso foco será explicar o que é o PIX e apresentar o nosso SX. A seguir, começaremos a trazer para os filmes os diferenciais que nos permitem dizer que temos um PIX especial”, explica Igor Puga, diretor de marca e marketing do Santander Brasil. “Como esse tema ainda é novo para o público e exige algum didatismo, apostamos em uma abordagem mais lúdica e bem-humorada.”
O PIX se somará às modalidades já disponíveis no mercado.
“Percebemos que o PIX pode ser também uma poderosa ferramenta de bancarização da população e de fidelização dos nossos clientes. Por isso, decidimos oferecer benefícios a quem decidir utilizar a ferramenta para movimentar recursos conosco, e assim nasceu o SX”, afirma Marcelo Labuto, diretor do segmento Pessoa Física do Santander Brasil. “Por questões estratégicas, decidimos apresentar agora ao público nosso produto e, em breve, revelaremos os seus diferenciais.”
“O PIX tem muitas vantagens, mas não esperamos que vá substituir todas as outras modalidades de pagamentos. Com o SX, esperamos dar aos nossos clientes bons motivos para utilizar o sistema e queremos ser, desde já, uma referência nesta tecnologia”, conclui Labuto.