A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que a Telefônica suspenda a comercialização do Speedy até que a empresa assegure aos clientes a regularização do sistema de comunicação multimídia.

A Telefônica divulgou nota respondendo que tomou conhecimento nesta segunda-feira (22) por meio da publicação do despacho no Diário Oficial da União.

De acordo com a nota, “A empresa informa que não tem conhecimento dos termos do processo em trâmite na Anatel e ainda não recebeu cópia de seu informe e da fundamentação do ato. Por esta razão, a Telefônica aguardará o recebimento oficial para analisar o teor da decisão, considerando as implicações para seus clientes, empregados, fornecedores e acionistas, antes de se pronunciar de maneira mais ampla sobre o tema”.

Segundo o despacho, a empresa tem 30 dias para apresentar um plano que garanta “a fruição e a disponibilidade do serviço(…), inclusive planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma, que indique data a partir da qual estejam implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço”.

O descumprimento das determinações acarretará na cobrança de uma multa de R$ 15 milhões e de mais R$ 1.000 para cada Speedy vendido.

Leia na íntegra a resposta da Telefônica:

A Telefônica tomou conhecimento, nesta segunda-feira (22/06), por meio de publicação no Diário Oficial da União, de despacho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinando, entre outras medidas, que a empresa suspenda, temporariamente, a comercialização do serviço Speedy.

A empresa informa que não tem conhecimento dos termos do processo em trâmite na Anatel e ainda não recebeu cópia de seu informe e da fundamentação do ato. Por esta razão, a Telefônica aguardará o recebimento oficial para analisar o teor da decisão, considerando as implicações para seus clientes, empregados, fornecedores e acionistas, antes de se pronunciar de maneira mais ampla sobre o tema.

A Telefônica esclarece que a decisão da Anatel não impactará ou interromperá os serviços prestados aos atuais usuários do Serviço Speedy.

A Telefônica reafirma seu permanente respeito às instituições e à legislação brasileiras e à regulamentação do setor de telecomunicações.