Ancine estimula coprodução com Argentina
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) lançou em parceria com o INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales) um edital de Coprodução Brasil/Argentina 2012. Por meio de um concurso, quatro longa-metragens independentes de ficcção, documentário ou animação serão alvo de um investimento total de US$ 800 mil, divididos em partes iguais de US$ 200 mil cada.
A Ancine escolherá dois projetos, apresentados por produtoras brasileiras que sejam coprodutoras minoritárias dos filmes, enquanto o INCAA fará o mesmo com produtoras argentinas.
O edital, que tem inscrições abertas até o dia 6 de agosto, opera no âmbito do Acordo Bilateral vigente entre os dois países para o fomento à coprodução de longas-metragens.
A seleção dos projetos será feita por seguirá os seguintes critérios de avaliação: qualidade artística e técnica do projeto; relevância da participação artística e técnica do país minoritário na coprodução; relevância do projeto para o incremento da integração entre as indústrias cinematográficas dos dois países.