Andorinha no Mais Você
Cansada da clássica abordagem testemunhal dada ao merchandising, a Sovena, detentora da marca de azeites Andorinha, inicia estratégia inusitada – e milionária – para alcançar o primeiro posto no mercado brasileiro de azeites. A partir desta quarta-feira (30), a marca se apresentará diariamente aos telespectadores do programa da Rede Globo “Mais Você”, na pele da personagem Dorinha, uma andorinha de olhos azuis pela qual Louro José, o caricato papagaio, se apaixona após um flerte no Carnaval.
Criada pela agência NBS, a ação inclui ainda explorar a marca Mais Você e a figura do casal fora do programa. Louro e Dorinha estarão em gargalheiras nas garrafas de azeite, em ações de sampling, com distribuição de cerca de 1 milhão de minigarrafas, em material no PDV e em display, para que as pessoas possam tirar fotos com o novo casal. A ação, que segue pelo menos até dezembro, exigiu um investimento de R$ 5 milhões.
“A ideia era ter um personagem que personificasse as características da marca, leve, feminina. Fizemos uma primeira consulta à Globo, dá para imaginar que isso não é fácil. Tinha ainda toda a negociação, a realidade de verba que tínhamos que adequar. Mas a Globo foi muito parceira, trabalhou muito conosco”, diz Alexandre Grynberg, diretor geral de atendimento da NBS.
Dividindo a bancada com Louro e Ana Maria Braga, a personagem do azeite Andorinha terá o desafio de interagir com o telespectador de modo natural e de se integrar à cultura do programa. O roteiro, aprovado há seis meses, foi feito em parceria com a emissora, e a personagem conta com diretor de conteúdo próprio. A Dorinha também estará nas redes sociais. Perfis no Facebook e no Twitter já estão no ar. A personagem terá ainda um blog, a ser hospedado no site globo.com, e o site Ego terá um teaser exclusivo divulgando o romance.
“O segredo do sucesso de uma campanha e de um posicionamento tem a ver com a capacidade de uma marca de se transformar em conteúdo, de se tornar parte da vida real das pessoas. E foi isso que a NBS conseguiu. Transformar uma marca com conteúdo relevante, mais interessante”, resume Luís Santos, diretor de marketing da Sovena.
Por Keila Guimarães