André França inicia na presidência da WMcCann para acelerar "cultura de dados"
Anunciado no último dia 12 de abril como novo presidente da WMcCann, o executivo André França assume o cargo nesta quinta-feira (1) como o comunicado distribuído pelo PR da agência detalhou. França ocupava a vice-presidência de mídia e dados e trouxe para substituí-lo nessa função Fábio Urbanas, ex-AlmapBBDO e com 21 anos de experiência, que chega para ocupar o posto na próxima quarta-feira (7). França substitui Hugo Rodrigues, que passa a ser executive chairman da marca da holding americana Interpublic no mercado brasileiro. O plano do grupo, com a promoção de França, é acelerar “a cultura de dados e tecnologia”.
França terá autonomia na gestão da WMcCann, mas vai estar ligado a Rodrigues, agora focado à relação com clientes, prospecção e também com o norte estratégico da operação. Nos últimos três meses, França deu início às mudanças para pavimentar a modelagem dos rumos da agência a partir da sua posse oficial. Além de Urbanas, ele anunciou no início de junho a chegada de Mariana Sá, ex-Rede Globo, para comandar a criação como CCO. Ela vai substituir Andre Marques que saiu da agência em 2020 e, desde então, a posição estava vaga. Nesse período, a criação foi ocupada interinamente por Kevin Zung (agora na Publicis Paris) e pelo próprio Rodrigues.
França não concedeu entrevista. Prefere esperar os resultados dessa nova fase da WMcCann, que nos últimos anos conquistou negócios como Banco do Brasil, Grupo Petrópolis e BIG, por exemplo, e da sua nova fase profissional. “Estou muito honrado com essa oportunidade. Antes de tudo, preciso agradecer ao Hugo. Ele é o profissional mais humano com quem tenho o privilégio de trabalhar, sua sagacidade, energia e bondade são inspiradoras”, disse no comunicado.
“Nessa trajetória, um dos meus maiores desejos sempre foi ajudar na formação de novos líderes. André tem sido um parceiro estratégico fundamental nesse momento tão camaleônico do mundo, onde dados, tecnologia e pandemia geram mudanças de comportamentos bruscas”, afirma Rodrigues.
Ele acrescenta: “O mercado não para de mudar e caminha a cada segundo para área de tecnologia e mensuração. E temos um craque nessa área. A partir da minha nova função, passarei a focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos, interpretando tendências mundiais e locais, ajudando a traduzir os anseios dos nossos clientes em medidas que nos mantenham como uma empresa inquieta, atenta e inovadora, através de uma agenda que contemple o desenvolvimento humano, de uma cultura disruptiva e adaptável à velocidade das mudanças que estamos vivendo”, enfatiza Rodrigues, que além das funções na WMcCann também vai estar concentrado na Craft, empresa de produção de audiovisual que tinha a liderança de Tato Bono, agora dirigida interinamente por Camila Naito.
A partir desta quinta-feira o board da WMcCann passa ser formado por:
- Hugo Rodrigues, executive chairman
- André França, presidente
- Renata Bokel, CSO
- Mariana Sá, CCO
- Fabio Urbanas, VP de mídia
- Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral do Rio
- Patricia Andrade, VP executiva e diretora-geral de Brasília
- Vitor Lieff, CFO
- Letícia Costa, diretora-executiva de operações
- Paula Molina, diretora de RH