André Porto Alegre lança livro de "boas vindas" à propaganda

Com lançamento realizado nesta segunda-feira (10), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro “A trajetória de um publicitário comum” é, segundo seu autor – o jornalista e publicitário André Porto Alegre –, um livro de “boas vindas” aos 11 mil formandos em publicidade e propaganda que todo ano ingressam no mercado de trabalho. “É o resultado da observação de 32 anos de atividade profissional, magistério e militância associativa”, diz Porto Alegre, que hoje é consultor de empresas e membro do Conselho de Administração e Diretoria Executiva da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e do FAC (Fórum do Audiovisual e Cinema). Trabalhou, entre outras empresas, no jornal Folha de S.Paulo, na Mauricio de Sousa Produções, no Grupo Young & Rubicam, na Ammiratti Puris Lintas e na Promocine.

Um dos méritos do livro está, sem dúvida, em enumerar e descrever todas as possibilidades profissionais que estão à disposição dos jovens nos tempos atuais. “Não queria me restringir aos cases dos grandes anunciantes, mas mostrar que em propaganda não somos um país cabeçudo. Existem mercados altamente competitivos e complexos fora dos grandes centros e que isso se deve ao desenvolvimento dos grupos de comunicação espalhados por todo o país com um grau de profissionalismo que obrigou que os mercados publicitários locais se aprimorassem”, descreve.

Enquanto valoriza a formação das faculdades, Porto Alegre diz que alguns assuntos tratados no livro vão demorar muito para entrar na pauta da maioria dos jovens profissionais. Por isso, sua intenção de, por meio do livro, antecipar reflexões sobre o modelo de negócio da propaganda brasileira, as bonificações de volume, as agências de mídia, as house agencies, os prêmios, os conglomerados de comunicação e assim por diante. “O livro também destrói alguns mitos de início de carreira, enquanto descreve seu começo como contato publicitário de classificados de jornais”, conta o publicitário.

O prefácio leva a assinatura de Luiz Lara, ex-presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e sócio da Lew’LaraTBWA, que descreve o livro como “verdadeiro” e fruto da curiosidade de um publicitário inquieto.