André Torreta, de A Ponte, defende novos modelos de comunicação

O sócio-diretor de A Ponte, André Torreta, apresentou, na 23ª Semana da Criação, a palestra A Nova Classe Média Brasileira. “Os modelos de marketing foram desenvolvidos no Primeiro Mundo. Só que o mundo mudou e temos que mudar os modelos de marketing e de comunicação”, falou o publicitário.

A consultoria de Torreta é especializada em entender a classe média. A empresa tem pesquisadores nas comunidades para entender o novo mundo, os  chamados de antenas.

O publicitário mostrou exemplos de empresas que perceberam a força da nova classe média e investiram nos negócios, como a Nokia, por exemplo, que tem um laboratório na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. “Eles descobriram que exisia celular pré-pago e que, para saber o saldo, o usuário tinha de ligar e lançaram um aparelho que mostrava o saldo no display”, disse. 

De acordo com Torreta, 72% da população da classe média são analfabetos funcionais, um em cada dez não consegue escrever ou ler um bilhete e 74% não sabe o que é imposto. “Vocês têm de lidar com essa realidade porque a propaganda não vive antes ou depois da onda, ela está em cima da onda. Se você está revoltado com essa informação, vai para uma ONG educar gente”, brincou.

por Cristiane Marsola