A Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) estreia nesta semana uma campanha publicitária para reforçar a vantagem das pessoas que leem revistas. A visão é de que os leitores da mídia impressa têm uma opinião mais profunda sobre os mais diversos assuntos. “Em nossas constantes análises e estudos de mercado, percebemos a importância de resgatar, especialmente para as novas gerações, o diferencial do leitor assíduo de revistas, que é o de ter uma opinião mais profunda e embasada sobre os diversos temas da vida e do cotidiano”, explica Roberto Muylaert, presidente da Aner.
A campanha, criada pela Publicis Red Lion, traz uma série de seis anúncios (para jornais e revistas) e apresenta o ‘opiniômetro’, que funciona como um termômetro das opiniões mais ou menos relevantes sobre diferentes assuntos, tais como carros, moda, vinhos, surfe, corridas e até implantes de silicone. Todas as peças são assinadas com o conceito “Quem lê revista tem opinião”.
João Fernando Vassão, diretor geral da Publicis Red Lion, conta que a campanha terá desdobramentos no meio digital, como a ideia de criar um teste sobre conhecimentos. “Estamos desenvolvendo maneiras de aplicar a mesma ideia no ambiente digital, e uma delas deve ser um teste de conhecimentos sobre os mais diferentes temas, colocando cada participante em um ponto do ‘opiniômetro’, de acordo com seu nível de acertos e erros”. Dados da Aner apontam que o número de títulos em circulação subiu de 2.243 em 2001 para 5.779 em 2011.