"Por trás de todos os avanços, o mais importante segue sendo a criatividade"

Co-CCO da Africa Creative, Angerson Vieira foi o Profissional de Criação do Ano nos Melhores do propmark 2024

Angerson Vieira, co-CCO da Africa Creative, foi eleito o Profissional de Criação do Ano no Prêmio Melhores do propmark 2024. Em um ano marcado por grandes campanhas, aprendizado constante e conquistas pessoais e profissionais, Angerson reflete sobre sua trajetória, os desafios do mercado publicitário e o que significa ser reconhecido como um dos principais talentos criativos do Brasil.

Para ele, o prêmio é mais do que um título: é uma validação de sua jornada e das relações que construiu ao longo do caminho. “E me faz olhar para cada passo da minha trajetória e pensar que provavelmente eu tenha feito boas escolhas ao longo dela. Não só sobre a entrega, mas também sobre os laços e relações que ajudam a construir uma história”, comenta.

Desde que chegou a São Paulo, vindo de Minas Gerais em 2015, sem conhecer ninguém no mercado, Angerson se dedicou a aprender com cada pessoa que cruzou seu caminho. Ele atribui sua conquista ao talento e à generosidade dos colegas que o acolheram. “[As pessoas que cruzaram meu caminho] me ajudaram, me ensinaram, me acolheram, tiveram paciência. Foi junto dessas pessoas que eu me dediquei a fazer trabalhos relevantes, trabalhando com o mesmo afinco, desde 2015, para todos os briefings que estão na minha mesa.”

Angerson Vieira, co-CCO da Africa Creative: “Uma boa ideia é tudo que a gente precisa” (Divulgação)

Apesar das mudanças significativas na indústria publicitária nos últimos anos - com o avanço da tecnologia, a explosão da multicanalidade e as transformações sociais -, o profissional ressalta que a essência do trabalho criativo permanece a mesma. “Acredito que por trás de todos os avanços, o mais importante segue sendo a criatividade. O valor da ideia. Então, na essência, o papel do profissional de criação continua sendo o papel do profissional de criação. Uma boa ideia é tudo que a gente precisa, seja em qual contexto estivermos”, explica.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark do dia 2 de dezembro de 2024