Anima Mundi chega a São Paulo

A partir desta quarta-feira (11) o público de São Paulo poderá curtir um festival de cinema literal e metaforicamente animado. O Anima Mundi está em sua 15ª edição e este ano exibe 378 filmes, distribuídos em 48 programas, que duram de uma a uma hora e meia. Em São Paulo, o festival acontece no Memorial da América Latina, até o dia 15. Segundo César Coelho, um dos diretores do festival, o Anima Mundi já está entre os cinco mais importantes festivais de animação do mundo – alguns deles: Annecy, na França; Ottawa, no Canadá; e Hiroshima, no Japão. Além de várias oficinas, neste ano será dado por Mark Walsh, dos estúdios Pixar, um workshop sobre “Criação de personagens verossímeis em animação”. Recentemente, aumentou muito o uso de animação nas peças publicitárias. Para César Coelho, isso se deve ao fato de que a animação fala para qualquer público. “As maiores bilheterias mundiais de cinema são vendas dos filmes de animação”, diz. Ele acrescenta que os personagens de animação demoram muito mais a envelhecer, além de terem um recall maior que os filmes “live-action”. Sobre o uso da animação em filmes publicitários, o diretor avalia que no início estava muito limitado a produtos relativos ao universo infantil, sendo que em países como a Inglaterra, é usada até para divulgar marcas de uísque e cigarro. Por aqui, agora é que começa esse movimento, com marcas, por exemplo, de automóvel lançando mão do recurso. Além da publicidade, os produtores buscam abrir novas frentes de trabalho, sendo a principal a de séries para TV. No mundo é este ramo que mais movimenta dinheiro – num total de mais de US$ 30 bilhões. Por aqui, as TVs públicas ainda são as que mais comissionam produções. 

Roseani Rocha