ANJ aponta recuperação
Welliton Moraes
Em 2005, os jornais brasileiros abocanharam 24% das verbas destinadas à publicidade, número sete pontos percentuais acima do que o mercado estimava.
A pesquisa feita pelo IBGE mostrou, segundo o presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Nelson Sirotsky, que este ano a performance do meio jornal ficou bem acima do esperado e pode sinalizar uma recuperação do setor após um período de retração.
O presidente do Conselho de administração do Grupo Estado, Roberto Mesquita, disse que boa parte do bom desempenho pode ser atribuído aos classificados. No Grupo OESP, a rentabilidade dos classificados este ano deve ficar entre 11% e 12% acima do registrado em 2004.
Essas e outras notícias constam nas duas pesquisas anunciadas na semana passada pela ANJ no evento “A Força do Meio Jornal”, que contou com a presença do governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
O documento “Boas Novas do Meio Jornal” aponta que a circulação cresceu 5% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Atualmente, circulam no País 6,5 milhões de exemplares, que atraíram R$ 3 bilhões em verbas de publicidade este ano e empregam cerca de 50 mil profissionais. Além disso, os jornais ainda detêm um dos mais expressivos índices de
credibilidade – 74% dos pesquisados confiam nas publicações.
O cientista político Léo Voigt apresentou o “Relatório de Responsabilidade Social da ANJ”, que catalogou as ações desenvolvidas pelos 125 associados e pela entidade em benefício de comunidades carentes.
Segundo os dados levantados, 63% dos jornais têm código de ética, 32% têm balanço social, 9,5% pretendem publicar o documento, 85% oferecem planos de saúde, 77% têm seguro saúde, 23% têm ombudsman, 54% possuem conselho de leitores, 35% possuem editorias de Responsabilidade Social, 80% aderem a causas sociais e 65% reciclam lixo e papel.
Além disso, os jornais de todo o País doaram no ano passado um total de 5.589 páginas de jornais ou o equivalente a pouco mais de um milhão de centímetro por coluna para ações de responsabilidade social. No total, o espaço doado eqüivale a uma verba publicitária de R$ 85 milhões.
Conforme o levantamento feito pela ANJ, 51 jornais brasileiros desenvolvem programas de estímulo à leitura beneficiando mais de 6 milhões de jovens brasileiros.