Annie Leibovitz divide insights em Cannes
A premiada fotógrafa Annie Leibovitz foi um dos destaques do Cannes Lions 2013 nesta terça-feira (18), terceiro dia do festival. Annie foi a convidada de honra do seminário “Stoytellyng icônico frame a frame” para falar com Gordon Bowen, fundador da Mcgarrybowen, sobre a campanha “Disney Dream Portraits Series”, que transformou celebridades como Scarlett Johansson, Johnny Depp e Russell Brand em amados personagens da marca.
Annie, que fotografou mais de 140 capas para a Rolling Stone entre as décadas de 1970 e 1980, incluindo uma com o ex-beatle John Lennon, disse que seu grande segredo é não ter medo de voltar atrás. Em uma rápida conversa com jornalistas, ela falou da sua admiração pelo jornalismo e de alguns de seus métodos de criação – que são poucos. Ela apontou que pesquisa é um dos pontos-chave em seu trabalho. Para a campanha com a Disney, por exemplo, em que fotografou Scarlett como Cinderella, ela pontuou que pesquisa foi fundamental. ”Levantei várias versões dessa personagem, fiz uma ampla pesquisa com Walt Disney”, disse. “Na verdade, eu queria que houvesse um segredo sobre o meu trabalho para contar às pessoas. Mas não tenho”, afirmou.
Ao ser questionada sobre o que achava do futuro da fotografia numa era em que qualquer smartphone é capaz de capturar imagens, a profissional, que tem 63 anos, disse que bons fotógrafos precisam parar e olhar o que estão fazendo. Ela também enfatizou que a necessidade de consumir fotografia continua mais forte do que nunca. “Estamos em uma era de mudanças. As coisas estão indo tão rápido, mas as pessoas ainda buscam imagens estáticas”.
Sobre exercitar a paixão por essa arte, ela reconheceu que os tempos difíceis da indústria de mídia fizeram um cenário mais duro para jovens fotógrafos e que é necessário uma solução. “Se alguém me perguntasse há alguns anos como começar, eu diria para procurar um pequeno jornal. Mas hoje isso é difícil”, apontou. “Estamos todos passando por isso. É algo que teremos que resolver”, disse.
Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.