Anselmo Ramos defende a criação do "Museu da Publicidade"

Reprodução/Youtube

Museu para as melhores campanhas da História

Certa vez, o grande Marshall McLuhan disse: “Os historiadores e arqueólogos um dia descobrirão que os anúncios de nosso tempo constituem os mais ricos e fiéis reflexos diários que uma sociedade pode conceber para retratar todos os seus setores de atividade”. Pensando nisso, é um espanto que não exista um Museu da Publicidade. Mas isso está prestes a mudar graças aos esforços de Anselmo Ramos e de outros grandes nomes da publicidade.

O brasileiro faz parte de um grupo encabeçado pelos publicitários Glenn Pajarito e Doug Scott. “Tem museu de camisinhas, museu de banheiro e não tem um museu da publicidade? Poxa, vamos consertar isso”, diz o criativo brasileiro no vídeo do projeto.

O Museu pretende mudar a natureza do trabalho publicitário que, geralmente, é descartável e efêmera. “A publicidade moderna é tão antiga quanto à imprensa. Nós achamos que vale a pena preservar”, relatam os organizadores no site da iniciativa no Kickstarter. Eles esperam arrecadar US$ 80 mil para tornar o museu algo real.

O Museu da Publicidade será uma organização 501 (c)(3), ou seja, sem fins lucrativos que têm direitos à isenção de impostos e será localizado em Nova York. Se tudo der certo, a abertura está prevista para 2021. O objetivo é que o local sirva como uma instituição inclusiva para a indústria criativa global.

“O museu é como uma grande ideia publicitária. É tão simples, óbvio e brilhante. Eu não acredito que ainda não foi feito. Mas não foi. Então, vamos fazer”, diz Anselmo.

Quem quiser contribuir, pode acessar o site de doações aqui. Também vale a pena visitar os perfis do museu no Facebook e Instagram. Há muito conteúdo nostálgico e inspirador.

Veja o vídeo: