Antarctica renova com Carnaval de rua carioca
A Antárctica (Ambev) renovou, pelo quarto ano consecutivo, seu patrocínio ao já grandioso Carnaval de rua do Rio de Janeiro — que terá um total de 492 blocos e 701 desfiles ao longo de 40 dias. Desde novembro do ano passado, a produtora Dream Factory — responsável pela infraestrutura do evento desde 2010 — tem uma equipe de 60 pessoas dedicada a ele em um escritório no centro da cidade. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Turismo/Riotur na logística de banheiros, limpeza e segurança. Junto com a CET-Rio, é feito o plano de trânsito e sinalização da cidade para a passagem dos blocos.
Nos dias de pico, haverá mais de 1200 pessoas envolvidas na operação do Carnaval — que começa dia 19 de janeiro e vai até o domingo seguinte à data oficial do evento, um total de 28 dias. “Esta semana a cidade começa a ser adereçada com pórticos e galhardetes criados especialmente para o evento. São esperados mais de cinco milhões de foliões nas ruas e 100% de ocupação dos hotéis da cidade”, diz Duda Magalhães, diretor executivo da Dream Factory.
Este ano, a comunicação criada para o Carnaval de rua brinca com foliões caracterizados. Na edição 2013, não só a Av. Rio Branco, no centro do Rio, receberá os adereços carnavalescos, como também a Av. Princesa Isabel, na zona sul da cidade. No total serão quatro pórticos, dois em cada avenida. A Dream Factory recriou cinco personagens típicos da festa — Melindrosa, Palhaço, Índio, Romano e Fada —, que ajudarão a colorir ruas e avenidas. A ilustração gráfica dos painéis ficou a cargo do da agência Hard Cuore.
A marca de cerveja também já colocou no ar, nos estados de Rio de Janeiro, Goiás e Piauí e nas cidades de Belém, Campo Grande, Fortaleza e Brasília, um comercial dedicado aos blocos de rua — intitulado “Bloquinho” e elaborado pela AlmapBBDO. Nele, a diretoria da “Boa” sai em um bloquinho pelo Rio. O comercial está no ar há duas semanas em canais de TV aberta.
Esse ano, serão cadastrados cinco mil ambulantes para trabalhar nas duas da cidade. A novidade é o aumento de 8% no número de banheiros, além de um reforço na operação de limpeza pós-blocos. A Antarctica investe fortemente no recolhimento de resíduos sólidos e o encaminhamento deles para a reciclagem. A limpeza também acontecerá em 15 lojas de auto serviço próximas às concentrações dos blocos e nos caminhões que venderão cerveja para os ambulantes. O recolhimento de resíduos sólidos e o encaminhamento deles para a reciclagem será feito como suporte à limpeza da cidade. Além disso, será feita a reciclagem de shrinks das embalagens descartadas pelos ambulantes cadastrados.
Latas colecionáveis
Convidado pelo anunciante, Ziraldo desenhou as cinco latas colecionáveis que serão comercializadas durante o Carnaval. As estampas trazem locais e ícones carnavalescos como os bairros de Lapa e Copacabana, o Rei Momo, as passistas, os palhaços e as bandinhas de música. Este ano, serão 110 blocos patrocinados pela Antarctica — um aumento de 100% em relação a 2012. “Nosso objetivo é ajudar cada bloco a fazer um Carnaval melhor, com mais estrutura e diversão”, afirma Mateus Schroeder, gerente corporativo de marketing da marca. Agora, além da Zona Sul, a cerveja expande sua atuação para Niterói, e Zonas Norte e Oeste.
Outra novidade deste ano é que os foliões poderão encontrar as principais informações sobre o Carnaval do Rio em um aplicativo para smartphones. Nele é possível criar roteiro de blocos, selecionando os eventos de sua preferência, convidando amigos e compartilhando suas escolhas. Além disso, há a possibilidade de cadastrar o número de celular para receber informações atualizadas dos blocos de rua. O aplicativo também computa os dados dos usuários (sexo, idade, estado civil) e monta um gráfico sobre o público previsto em cada bloco. Também faz parte da estratégia de divulgação da Antarctica a distribuição gratuita de mais de 200 mil adereços e acessórios, como chapéu panamá, sombrinhas, porta-trecos e ventiladores de mão.