Antes de a primavera chegar

A maldição da Covid-19, somada ao nosso despreparo político (e não profissional) de lidarmos com a gravíssima pandemia, provocou a perda de brasileiros de todas as classes, vitimando inclusive publicitários famosos, que levaram para bem longe e bem alto a nossa bandeira, em competições publicitárias internacionais.

Um deles, um dos grandes nomes da propaganda brasileira, o publicitário Duda Mendonça, faleceu há poucos dias, vítima de um câncer no cérebro, com diagnóstico médico apontando como causa a invasão da maldita Covid-19 no cérebro do nosso querido Duda Mendonça.

Sobre ele, assim se expressou nossa editora-chefe de Redação, Kelly Dores: “Fundador da DM9, ele foi o divisor de águas da propaganda baiana, cunhando frases como Não basta ser pai, tem que participar, marcando com o seu talento toda uma geração de publicitários, alguns dos quais se tornaram famosos, como Nizan Guanaes”.

Como escreveu o jornalista Nelson Cadena em artigo nesta edição do PROPMARK, “enquanto criador, antes de assumir o personagem de marketeiro político, foi isso: ousado, provocador, genial. Foi o Glauber Rocha da propaganda baiana”.

O editorialista vai mais além e acrescenta: foi o Glauber Rocha da propaganda brasileira.

Nem precisava, mas justificamos desde já o título deste editorial, acreditando na previsão dos nossos cientistas de que, a partir de meados de setembro próximo, o maldito vírus estará inteiramente sob controle.

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Supernova
A ESPM promoverá nos próximos dias 25 e 26, um Summit de Comunicação batizado de Supernova, de cunho acadêmico, que objetiva discutir assuntos que apontem para o futuro da comunicação.

Este evento terá como tema Regulamentação e novas relações comerciais: o futuro da Indústria da Comunicação no Brasil. O acesso ao mesmo se dará pela plataforma Zoom, através dos seguintes links:

a) Atividades do dia 25/8

b) Atividades do dia 26/8 

A área de eventos da ESPM estará à disposição ante qualquer dúvida ou necessidade, cujos contatos são Luiza Palmeira (97583-7564) e Bruno Brassorin (99498-1915).

A organização do evento solicita aos interessados que acessem o link e testem seus equipamentos a partir das 19 horas no dia da participação do interessado.

O tema do evento no dia 25 terá como temática central Como a regulamentação constituiu a Indústria da Comunicação no Brasil.

O tema no dia 26 versará sobre O futuro da Indústria a Comunicação no Brasil.

Maiores informações poderão ser obtidas junto ao coordenador do curso de comunicação e publicidade da ESPM, Prof. Dr. Paulo R. F. Cunha, pelos telefones: 55 11 5085-6790 e 55 11 98192-3535, que fez questão de nos lembrar que “Supernova acontece onde e quando há uma grande mudança real no centro de uma estrela”.

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Reaquecimento do mercado
Matéria de capa desta edição mostra que o mercado de comunicação começa a dar sinais de reaquecimento, depois de um tenebroso “inverno” provocado pela pandemia da Covid-19. Embora muitas agências ainda estejam cautelosas, todas acreditam na melhora daqui para o fim do ano. A abertura para eventos, pelo governo do estado de São Paulo, no último dia 17, é um bom indício de que a temperatura vai subir. Outro indicativo é que, globalmente, os grupos de comunicação também sinalizam melhora nos números, além do aumento das contratações.

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Agências de donos
O movimento não é recente, mas cada vez mais empreendedores estão ganhando relevância na publicidade com a abertura de suas agências, com foco em atendimento personalizado, criatividade, produtividade e disponibilidade para abrigar grandes contas. Suno United Creators, GUT, Tech and Soul, Z515 e Dark Kitchen Creatives são alguns exemplos de operações mais enxutas com profissionais que saíram de grandes agências para montar o seu próprio negócio.

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Olha de novo
Em entrevista ao PROPMARK, a VP de marketing da Avon, Danielle Bibas, conta sobre o reposicionamento da marca de beleza, que desde 2020 faz parte do Grupo Natura &Co. Uma pesquisa recente, que originou a campanha Olha de Novo, ajudou a companhia a enxergar que precisava se reposicionar, porque é percebida como uma marca que não inova, não vende pelos canais digitais e testa produtos em animais. 

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Fernando Diniz
O novo CEO da DPZ&T nos envia o seguinte agradecimento: “Armando querido, Diniz falando. Queria agradecer a atenção que o PROPMARK nos deu nessa edição (data de capa 16/8). Uma grande DPZ&T continuará brilhando no céu e com um brilho diferente”.

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Brilhante
A palavra é pequena para contextuar o texto que o publicitário Flavio Rezende nos enviou, “fazendo uma leitura da nossa história, desconfiguração e futuro. As inspirações vieram do mundo que vivo atualmente, como conselheiro e sócio da Crowd, nessa saída dos ‘meninos’ da DPZ&T e abertura das Olimpíadas como ilustração”.

Por ter nos chegado às mãos após o fechamento da presente edição impressa do PROPMARK, será publicado na íntegra a partir da próxima terça-feira, 24/8, no nosso site, sob o título do próprio autor Tudo muda o tempo. Ou não muda?.