Anu Gupta descreve os efeitos do preconceito na mente

Advogado especializado em direitos humanos lembra que “preconceitos podem ser aprendidos e desprendidos"

O advogado especializado em direitos humanos Anu Gupta, fundador e CEO da ‘Be More with Anu’, empresa de tecnologia educacional que capacita companhias, ONGs e autoridades públicas para lidar com políticas inclusivas, propôs uma reflexão sobre como os preconceitos se instalam na mente das pessoas. Bandeira erguida pela publicidade nos últimos anos, o tema ajuda a balizar a construção de estratégias realizadas para as marcas.

“Preconceitos podem ser aprendidos e desprendidos”, pontua Anu Gupta, autor do livro ‘Breaking Bias: Where stereotypes and prejudices come from and the science-backed method to unravel them’, lançado em 2024. Ele ministrou o painel ‘Breaking Bias: A path to inclusion and hope in a divided world’, na tarde desta terça-feira (11), no Austin Convention Center, durante a 39ª edição do South by Southwest (SXSW), festival de inovação realizado entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, no Texas (EUA).

O trabalho de Gupta já alcançou mais de 300 organizações e cem mil profissionais, superando 30 milhões de pessoas impactadas. “Esse é um assunto difícil em tempos tão divididos”, reconhece. O advogado, que é também professor de meditação, sugere que as pessoas conversem sobre o tema, falem o que sentem, e tomem atitudes.

Comprometa-se a dialogar; esteja presente; investigue o desconforto; respeite a privacidade e a confidencialidade; e use declarações proprietárias são algumas das orientações apontadas. “Segurança leva à confiança”, lembra.

Anu Gupta: "Converse, espalhe gentileza, compaixão e sentimentos positivos"

Gupta compartilhou episódios de discriminação em sua trajetória. “As pessoas me confiam com terroristas. Houve um período de negação dos meus sentimentos, mas percebi que as mentiras que ouvimos são problemas culturais. Foi aí que comecei a minha jornada para quebrar preconceitos”, testemunha.

Inconscientemente, as pessoas se expõem a hábitos e pensamentos que distorcem percepções, raciocínios, e lembranças que interferem no comportamento e na decisão de compra. “Neurônios que disparam juntos se conectam”, lembra. Já as falsas crenças vêm de decisões conscientes, ligadas a identidade, raça, gênero, classe social e religião.

Inteligência artificial, saúde mental, polarização e guerras envolvem a consciência humana atualmente. Gupta sugere uma nova colonização. “Temos de mudar a nós mesmos ao invés de querer mudar o mundo, e reescrever a história da humanidade. Crie pontes, tenha empatia. Converse, espalhe gentileza, compaixão e sentimentos positivos”, sugere.