Anuciantes de cerveja descumprem acordo
A safra de comerciais de cerveja veiculadas nos últimos meses não cumpre a determinação do acordo de auto-regulamentação, que proíbe cenas om conotação erótia nas campanhas publicitárias. Segundo publicado no jornal Folha de S. Paulo de hoje, terça-feira (30), o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação) recebeu denúncias contra a Antarctica (Ambev), pelo comercial em que a atriz Juliana Paes aparece como dona do Bar da Boa. Em uma das peças, ela ameaça “botar para fora” os clientes que batem o pé para ver seus seios balançarem. Os rapazes repetem “bota, bota”, referindo-se aos seios da atriz. Outra campanha que abusa da sexualidade é a da cerveja Cintra, pertenente a grupo português de mesmo nome, em que a modelo Dani Lopes mostra uma tatuagem, na altura do cóccix, com os dizeres “tô dentro”, ao abaixar para pegar um cerveja. O presidente do Conar, Gilberto Leifert, diz que o órgão irá monitorar todas as propagandas, não apenas as de cerveja. O acordo de auto-regulamentação publicado pelo Conar em 2003 diz que: “os anúncios não se utilizarão de imagens, linguagem ou idéias que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que contribua para o êxito profissional, social ou sexual”. As cervejarias admitem um certo “abuso”, mas negam vínculo entre cerveja e sucesso com mulheres.
Fonte: Folha de S. Paulo