Anunciantes da web elevam REF no ranking de agências
Com o fortalecimento do e-commerce no Brasil nos últimos anos, as empresas pontocom passaram a anunciar mais e as novas agências de publicidade, principalmente, foram as que mais se beneficiaram do movimento, que só tende a crescer. Uma delas é a REF, fundada em 2002 pelos sócios Eduardo Barros (financeiro), Fernando Calfat (mídia), Renato Pereira (criação) e Ricardo Calfat (atendimento). A agência, que atende clientes como Decolar.com, Playarte e Drogaria Onofre (que tem o quinto maior e-commerce de farmácias no mundo), já está na 33ª posição no ranking do Ibope, com faturamento de mídia de R$ 122.459 mil, no primeiro trimestre de 2013, sendo que a meta é fechar o ano entre as 30 maiores.
“Fizemos desde mudança de endereço até reestruturação de profissionais. Este ano consolidamos o processo com a contratação dos heads de cada área”, conta Ricardo Calfat. Para a criação, a REF contratou Clovis La Pastina, que já passou por agências como McCann, EuroRSCG 4D, Pepper, Rapp Digital e Repense. Na área de atendimento, a novidade é Alexandre Dupont (ex-Babel, Bullet e QG), que assumiu como diretor de atendimento, e no departamento de mídia a nova diretora é Patrícia Rosa (ex-DM9DDB, NeogamaBBH e JWT). No planejamento, a head é Joice Malavolta (ex-Koch Tavares, Lage’Magy e Talent).
Agora, a REF prepara uma campanha para apresentar a agência ao mercado, depois de uma pesquisa interna que revelou seus principais valores. O conceito é: “REF, além das ideias”. “Vamos apresentar esse DNA. A gente vai trabalhar muito a marca REF este ano. Quanto mais a gente cresce, mais a gente bate de frente com as Top 10”, destaca Calfat.
A agência é agressiva nos negócios e declara que o primeiro trimestre foi positivo, com novas contas e um faturamento quase duas vezes maior do que o mesmo período do ano passado. Entre as últimas conquistas estão a conta da PG Boutique, que anuncia o lançamento de um empreendimento nos Jardins, e a Coop, cooperativa de consumo. “A gente vai ter um crescimento natural com a entrada da Coop, que tem um investimento considerável. A Onofre, que foi adquirida pela CVS, também vai dar uma puxada”, diz Calfat.
Um dos maiores cases da agência é o próprio Decolar.com, cuja conta foi para a Taterka no final de 2011, mas voltou para a REF depois de cinco meses. “Atendemos o Decolar.com desde 2009. A gente inovou no mercado de turismo e todos seguiram essa linha. Transformamos o mercado de turismo em varejo”, reforça o diretor de atendimento.
Fernando Calfat ressalta que as empresas pontocom precisam muito de mídia. “Como as empresas de e-commerce não têm loja física, o consumidor precisa ser muito impactado em mídia. As empresas pontocom se conectam com o consumidor por meio da propaganda tradicional. Fazemos propaganda principalmente em TV aberta”, afirma ele.