ABA Summit 2023 debate ambiente de trabalho, marketing sustentável, inovação e IA
O tradicional evento da entidade discutiu sobre como equilibrar um ambiente de trabalho genuinamente inclusivo e inovador com o impacto da IA e do marketing sustentável.
Com o tema “O que está tirando o sono dos líderes de marketing? Precisamos falar sobre isso!”, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realizou o ABA Summit 2023.
Sandra Martinelli, CEO da ABA, comandou o evento ao lado de Sergio Pompilio, presidente do conselho superior da ABA. Olga Martinez, sócia da Amelie Consulting, foi a cocuradora e moderadora dos três painéis formados por renomados profissionais, que debateram como equilibrar um ambiente de trabalho genuinamente inclusivo e inovador com o impacto da IA e do marketing sustentável.
Durante o ABA Summit, também foi lançada a “Carta Global de Mídia 2023”, apresentada por Paula Marsilli, vice-presidente da ABA, presidente do Comitê de Mídia e diretora de mídia da Natura &Co Latam. O documento é uma tradução de sua versão original, elaborada pela World Federation of Advertisers (WFA), entidade global que representa os anunciantes e da qual a ABA é filiada e membro de seu Executive Committee. É uma atualização do primeiro estudo, lançado pela ABA no Brasil em 2018, e representa um apelo dos anunciantes para a priorização de 5 áreas durante o processo de parcerias comerciais do ecossistema de mídia digital global, sendo elas “Competição e pluralidade”, “Responsabilidade e sociedade”, “Medição”, “Sustentabilidade” e “Planeta, pessoas e parceiros”.
O evento foi realizado no último dia 31, em formato híbrido, com transmissão ao vivo e presencial no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo.
Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA, agradeceu aos cotistas, aos parceiros estratégicos, parceiros de mídia e parceiros apoiadores da Agenda ABA 2023, e aos painelistas e moderadores que aceitaram o convite para compartilharem seus conhecimentos e experiências.
A abertura oficial do evento foi feita por Sergio Pompilio, presidente do conselho superior da ABA, presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e vice president of government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson.
Olga Martinez, sócia da Amélie Consulting, apresentou os resultados de sua pesquisa “Sentimentos das lideranças no Brasil”, feita com mais de 500 executivos, gerentes, coordenadores, diretores e CEOs de todo o país, que reflete como esses líderes se sentem em seus ambientes de trabalho. Os dados do estudo mostraram que 88% dos entrevistados trabalham no que gostam e 78% estão aprendendo e se desenvolvendo, porém, somente 20% vivem sua melhor versão no trabalho e 27% disseram que podem ser quem são frequentemente.