Anunciantes enxergam mídia como área de investimento crítico

Os anunciantes, em geral, não conseguem liderar decisões importantes na mídia, enquanto as agências não conseguem fornecer suporte estratégico em áreas-chave, aponta uma nova pesquisa da consultoria ID Comms. 

O relatório ‘The 2017 Global Media Thinking Survey’ é baseado em respostas de 179 profissionais de marketing de companhias com orçamentos combinados de mídia anuais de mais de US$ 22 bilhões e executivos de todos os principais grupos de agências de mídia.

De acordo com a pesquisa, a mídia é vista como uma dor de cabeça e uma área de investimento crítico por anunciantes.

97% dos respondentes afirmaram que “os anunciantes que adotam uma abordagem mais estratégica e mais ponderada aos meios de comunicação oferecerão um desempenho de marketing mais forte”. E 79% acreditam que as equipes de marketing de anunciantes deveriam ser os principais responsáveis pela definição da abordagem estratégica do anunciante, incluindo os objetivos de mídia, o modelo operacional e os KPIs.

Tom Denford, diretor de estratégia da ID Comms, observou que uma falta generalizada de conhecimento é uma das razões pelas quais muitas das melhores campanhas quase sempre vêm dos mesmos poucos clientes. “Eles entendem a mídia, trabalham mais de perto com seus parceiros de agência, pensam estrategicamente e enxergam as oportunidades mais rápido “.

“Marcas que tratam a mídia como commodity nunca realmente vão obter o melhor retorno dos seus orçamentos”, acrescentou ele. “O fato de que os anunciantes ainda têm lacunas e dúvidas nesta área é um verdadeiro mercado negro. Eles precisam desempenhar seu papel para fornecer às agências excelentes briefings de mídia para permitir que elas façam um trabalho que adicione valor”, finalizou o executivo.