A ANA (Association of National Advertisers) se pronunciou a respeito da fraude milionária de visualizações falsas de vídeos online, detectada pela White Ops (leia mais aqui). Anunciantes dos mais diversos segmentos prometeram assinar a ferramenta e aumentar a vigilância contra este tipo de golpe, que consome verba de mídia ao fazer que vídeos sejam “assistidos” por bots em vez de pessoas reais.

Estimativas do Ad Exchanger mostram que o esquema ilegal pode roubar aproximadamente US$ 14 bilhões em apenas um ano. O maior problema de visualizações fake é justamente nos vídeos online, uma vez que os operadores buscam as peças com maior potencial de lucro por view.

Os bots são na verdade códigos de programação que alguns sites fraudulentos colocam para ganharem dinheiro com CPV (custo por visualização) irregular. De acordo com uma pesquisa, 57% das exibições de uma grande campanha da Mercedes-Benz foram consumadas por bots. O IAB (Interactive Advertising Bureau) dos Estados Unidos já menciona que a fraude atingiu “proporção de crise”.

Novas medidas de controle e tracking de visualizações, bem como de combate a sites fraudulentos, serão tomadas em breve, de acordo com a ANA.