Com tanta informação circulando por todos os lados e uma profusão de lançamentos de produtos todos os anos, as empresas têm um poderoso desafio pela frente para aumentar o seu share of mind. Por essas e outras, algumas companhias aproveitam marcas consolidadas para criar extensões inusitadas em segmentos que guardam pouca ou nenhuma relação com o chamado “core” do negócio.

Nesta semana, por exemplo, a Budweiser anunciou a criação de uma linha de molhos e temperos com ingredientes cervejeiros, como a cevada e o lúpulo. A empresa lançou também a Budweiser American Grill, uma típica churrasqueira americana a carvão em forma de barril.

Em alguns casos, ao invés de uma tentativa real de desbravar novos mercados, o movimento serve como jogada de marketing para criar buzz. Algumas dessas iniciativas, entretanto, são absolutamente inusitadas. Confira alguns casos:   

Carro Cosmopolitan

Aliada com a montadora SEAT, a revista Cosmopolitan desenvolveu em 2016 um polêmico carro “feito para mulheres”. As leitoras do veículo participaram de todo o processo de desenvolvimento do modelo. O carro ainda pode ser encontrado para venda no site da SEAT.

Esponja de banho KFC

Mais como um meio de fazer barulho do que qualquer outra coisa, o KFC anunciou em 2017 o lançamento de uma esponja de banho com sabor de frango frito. Neste caso, independentemente do resultado das vendas, apenas a mídia espontânea com a “novidade” já fez a ousadia valer a pena, já que o assunto ganhou espaço em diversos veículos internacionais.

Roupas íntimas Bic

Uma das marcas mais “estendidas” de sempre é a Bic, com canetas, isqueiros, aparelhos de barbear entre outros diversos itens. Uma das linhas mais inusitadas que a empresa já anunciou é a de roupas intimas descartáveis. Sem sucesso nas vendas, o produto saiu rapidamente de linha.  

Limonada Lays

O que pode combinar com batatinhas? Que tal uma limonada? Talvez tenha sido isso que motivou a Frito-Lay (ou somente Lays, aqui no Brasil e outros lugares) a entrar também no segmento de bebidas. Este é outro produto que não fez sucesso nas gondolas.

Lego geek

Sheldon, Leonard, Howard, Rajesh, Penny, Bernadette e Amy, estrelas da série The Big Bang Theory, ganharam uma versão em Lego. A parceria da fabricante de brinquedos com produtoras de cinema e TV como Warner, Universal, Disney etc já é antiga e rendeu outras releituras populares, como Batman e Piratas do Caribe.