A delegação brasileira já tem um dress code para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Todos os atletas vão usar sandálias Havaianas. A iniciativa faz parte da nova parceira da marca com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que além de calçar a delegação brasileira, passa a fazer parte do quadro de patrocinadores do COB como apoiador oficial até o fim de 2021.

Pedro Gonçalves (Pepê), atleta olímpico de Canoagem Slalom, e Martine Grael, campeã olímpica de Vela, com a mascote do Time Brasil, Ginga – Foto: Rafael Bello/COB

Havaianas vai compor o uniforme de desfile do Time Brasil, que será assinado pela grife carioca Wöllner, com um dos modelos mais famosos da marca, a Havaianas Top Brasil Logo. A marca também irá lançar uma coleção licenciada do COB que será vendida durante os Jogos de 2021.

“A Cerimônia de Abertura é o cartão de visita da delegação nos Jogos e nada mais autêntico e brasileiro do que calçar Havaianas”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.

“Os valores do Time Brasil como criatividade, diversidade e o desejo de levar o melhor do Brasil para o mundo nos conectam diretamente com a Havaianas”, acrescenta Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB. “A relação com Havaianas já começa inovadora, pois é a primeira vez que os pés do desfile de abertura são comercializados. Isso mostra o potencial que temos pela frente”, completa a executiva.

“A marca Havaianas tem uma forte conexão emocional com as pessoas. Nós fazemos parte da vida dos brasileiros há quase 60 anos e hoje somos conhecidos no mundo todo por representar alegria, liberdade e o espírito do verão. Caminhar junto ao Time Brasil na abertura nos enche de orgulho”, afirma Roberto Funari, CEO da Alpargatas, empresa dona da Havaianas.  

Além da marca de sandálias, o Time Brasil tem como patrocinadores no ciclo 2017 – 2020  Estácio, Peak, Aliansce Sonae, Travel Ace, Ajinomoto, BRW, Max Recovery, Loterias Caixa e Wöllner. Especialmente para os Jogos de Tóquio 2020 COB também firmou parceria estratégica com a Maurício de Sousa Produções e patrocínio específico para ações no Japão com a marca Meiji (empresa de chocolates japonesa).

Paixão
A Umbro completou 125 anos de futebol no Brasil e, para celebrar a data, lançou na semana passada campanha que enaltece a essência do esporte. No filme Criado na Inglaterra, recriado por nós, a marca divulga o peso das camisas 3 dos clubes que patrocina. Os novos uniformes do Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport mesclam estilo retrô com design moderno. Atualmente, a Umbro é a marca mais presente no Campeonato Brasileiro, sobretudo, na Série A. “A relação entre a Umbro e o futebol é feita de paixão e dedicação total. Tudo que elaboramos e fazemos é pensado no sentimento envolvido em todos meandros do futebol, nos torcedores, na história que os clubes constroem”, diz Eduardo Dal Pogetto, brand manager da Umbro.

Placa 1
As transmissões da Libertadores da América na semana passada foram marcadas por novos negócios e formatos de mídia no Brasil. De um lado, o SBT colocou no ar os jogos em TV aberta na quarta-feira (16), com resultados expressivos de audiência. A equipe esportiva liderada pelo narrador Téo José e os comentaristas Mauro Beting e Ricardo Rocha (foto) esteve à frente do jogo Bolívar x Palmeiras, exibido no estado de São Paulo, onde a emissora registrou média de 10,3 pontos.

A equipe esportiva do SBT para São Paulo é liderada pelo narrador Téo José e os comentaristas Mauro Beting e Ricardo Rocha – FOTO: Gabriel Cardoso/ Divulgação

Já Luiz Alano e Mauro Galvão estiveram na transmissão de Universidad Católica x Grêmio, para a região Sul do Brasil, onde a emissora foi líder durante a partida, seguida por Globo e Record TV. Claro e SportingBet fecharam duas das seis cotas de patrocínio disponíveis. Os demais espaços seguem em negociação. O acordo do SBT para a Libertadores é válido até 2022. Enquanto isso, a Globo, antiga detentora dos direitos do torneio, deve apresentar ao mercado seu pacote Futebol 2021 a partir desta segunda-feira (21). A expectativa é que o projeto comercial seja mais flexível para os anunciantes, e que eles possam escolher de forma personalizada em quais torneios investir.

Placa 2
No pay TV e streaming, os torcedores também terão nova oferta, além do canal Fox Sports e Facebook. Foi lançada na semana passada a Conmebol TV, serviço de pay per view da liga. Na plataforma, o público terá acesso não apenas à Libertadores, mas também à Recopa e à Copa Sul-Americana. O projeto, produzido pelo canal BandSports, está sendo oferecido por R$ 39,90 mensais e pode ser contratado via operadoras Claro e SKY.

Rede
O Tik Tok está se aproximando cada vez mais do território esportivo. Além do patrocínio da Copa do Brasil, anunciado na semana passada, a rede social de vídeos curtos promoveu de 14 a 18 de setembro uma série de conteúdos interativos que fomentam o futebol. No período, alguns dos principais clubes usaram seus canais no Tik Tok para mostrar bastidores, curiosidades e promover desafios entre seus jogadores e o público. Vale lembrar que a rede social é responsável pela maior parcela de novos inscritos nos canais digitais dos clubes. O Flamengo é lider, com mais de dois milhões de fãs, seguido por Corinthians, São Paulo e Palmeiras.