Receita 1

(Fotos: Divulgação)

O Ibope Repucom divulgou na semana passada o Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil, que identificou e analisou os principais espaços publicitários ocupados pelas marcas em 2019. O levantamento dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro mostrou como ficou a organização de patrocínios após a saída da Caixa do futebol nacional. Até 2018, o banco estampava o espaço máster (frente) de 14 dos 20 clubes que disputaram o torneio. Com a saída do principal patrocinador, os times precisaram reorganizar suas estratégias de marketing.

Receita 2

O estudo revelou que 144 marcas foram expostas ao longo de 2019, número 30% superior ao ano passado. Seguindo tendência de 2018, o sistema financeiro, formado por bancos, consórcios, capitalização, seguros ou meios de pagamento liderou o volume, com marcas como DIGI+, BS2, Banco Inter, BMG, Crefisa e Banrisul. Dos 20 clubes, 11 tiveram apoio dos serviços financeiros. Com uma média de sete marcas por clube neste ano, o patrocínio esportivo no futebol para 2020 promete seguir bom momento.

Segundo José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, 2020 se caracterizará pela consolidação da combinação visibilidade e engajamento como moeda de avaliação de retorno de patrocínio. “Com este cenário favorável, esperamos que 2020 consolide as alterações vistas neste ano e haja grandes e novas oportunidades para clubes e patrocinadores do nosso futebol”.

Verão

A Track&Field vai levar sua plataforma de esportes para as praias do litoral paulista.

O Projeto T&F Summer disponibilizará diversas aulas e atividades físicas, além de uma pop-up store móvel de 7 de janeiro a 2 de fevereiro. A marca de roupas e acessórios do mercado esportivo prepara seu projeto itinerante em quatro praias do litoral norte de São Paulo: Maresias, Camburi, Juqueí e Riviera.

O ponto de encontro será um fashiontruck, que ficará estacionado em lugares estratégicos de cada uma das praias. A marca terá a Arena Track&Field, um espaço reservado para as práticas de futevôlei e beach tennis. A marca prepara ainda aulas de ioga e treino funcional. No local, também haverá empréstimo de itens esportivos como raquete de frescobol e bolas. A expectativa é de impactar diretamente mais de 100 mil pessoas
em todas as praias durante a programação.

Eterno

O piloto Ayrton Senna segue na memória dos fãs e das marcas do automobilismo.

A família do tricampeão mundial acaba de realizar a renovação do contrato com a Tag Heuer para que ele siga como embaixador da relojoaria suíça. O acordo foi assinado na semana passada, em Nova York, pelo CEO, Stephan Bianchi, e Bianca Senna, diretora do Instituto Ayrton Senna. A parceria já dura mais de uma década e prevê novos modelos da coleção Ayrton Senna, que já estão disponíveis no Brasil. A relação de Senna com a marca é antiga. O piloto estampou a primeira campanha #DontCrackUnderPressure para a TAG Heuer em 1991, mas desde 1988 foi parceiro da companhia até sua morte, em 1994. De lá para cá a relojoaria tem criado edições limitadas em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Tricolor

O Fluminense terá novo fornecedor de material esportivo no ano que vem. Sai de campo a Under Armour para a chegada da Umbro em 2020. Essa será a primeira vez, em seus 117 anos, que o clube carioca terá a marca inglesa como responsável por sua linha de material esportivo, dentro e fora das quatro linhas. O lançamento das primeiras peças está previsto para março e abril do próximo ano, para a disputa do Campeonato Brasileiro. No calendário da Umbro estão programadas as confecções dos uniformes 1, 2 e 3, além de goleiros, linhas de treino e viagem.