Divulgação

Desde que lançou o seu primeiro smartphone no Brasil, em 2014, o ZenFone 5, a Asus assimilou a força do mercado brasileiro e não parou de investir no país. No mês de outubro, a companhia movimentou o setor de smartphones com o lançamento de quatro modelos. Yuri Franco, gerente de marketing da Asus no Brasil, revela os desafios de entrar em um mercado tão competitivo, apresenta os lançamentos e fala ainda sobre a relação do país com a empresa asiática. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

Competição
A companhia está no Brasil desde 2008, porém atuava em outros segmentos. Foi em 2014 que lançamos o nosso primeiro smartphone no país. A partir daí, acompanhamos o crescimento, tanto na aceitação do público quanto na representatividade de mercado. Nosso primeiro lançamento foi o ZenFone 5, que trazia telas de 5 e 6 polegadas, por isso a nomenclatura 5, além de um preço de entrada na faixa de R$ 700. Depois lançamos o ZenFone 2, que foi o primeiro do mundo com 4G de RAM, e na sequência o ZenFone 3. Temos recebido um feedback muito positivo do consumidor brasileiro. Tentamos entregar o que eles precisam dentro do melhor preço possível.

Lançamentos
Apresentamos em outubro quatro novos modelos: ZenFone 4, ZenFone 4 Selfie, ZenFone 4 Selfie Pro e ZenFone 4 Max. As diferentes configurações de armazenamento e memória RAM elevam a nove o número de novos smartphones da Asus no mercado. Com uma faixa mais baixa de preço, temos o ZenFone 4 Max, que é um produto focado em bateria, que traz a câmera dupla. Aliás, todos os novos modelos trazem a câmera dupla como destaque. No ZenFone 4 Selfie, modelo que trazemos de volta e foi sucesso há dois anos, trazemos a câmera dupla na parte da frente, para que o consumidor tenha mais amigos na selfie. O brasileiro é um apaixonado por selfie. Já na linha Selfie Pro, temos uma melhoria em relação ao acabamento do smartphone, processador e memória. E no modelo ZenFone 4, que leva o nome da linha e é o nosso carro-chefe, trazemos dois novos processadores da Qualcomm, que é o Snapdragon 630 e 660. Somos os primeiros no Brasil a apresentar isso, então, além de termos uma linha completa, trazemos inovação dentro dos aparelhos.

Performance
Junto com uma boa câmera, os consumidores buscam uma boa performance de bateria, processamento e capacidade de armazenamento. As fotos falam muito. Atualmente é muito mais fácil você falar através de imagens ou vídeos do que por meio de texto. As redes sociais potencializaram muito isso, pois as pessoas postam fotos de tudo, compartilham, marcam pessoas. Então, o grande foco dessa linha foi pensar em como poderíamos entregar a melhor experiência em fotos dentro de todas as faixas de preço em que vamos atuar.

Campanha
Toda a campanha We Love Photo foi desenvolvida pela agência brasileira Filé, que acabou ganhando uma concorrência global disputada com grande agências do mercado. Mesmo sendo global, a campanha tem muito do Brasil e do que a gente acredita no país. Sempre tivemos uma estratégia voltada para o digital e, pela primeira vez, estamos com uma entrada forte na TV paga para expandir nossos territórios. A atriz Marina Ruy Barbosa é a garota-propaganda da marca nos anúncios e, além disso, faremos um grande trabalho com influenciadores digitais, tanto de tecnologia quanto de outros segmentos. Outra novidade é que, pela primeira vez no Brasil, abrimos uma pop up store da marca na Avenida Paulista e lá as pessoas vão poder vivenciar um pouco mais da marca.

Diferenças
A Asus Brasil está entre os cinco maiores países da companhia em número de aparelhos vendidos. Pelo quarto ano consecutivo, o nosso CEO vem ao Brasil para fazer a apresentação dos lançamentos e entender o nosso negócio local, que é muito diferente do mercado asiático. Hoje, com certeza, a Asus olha para o Brasil como um dos três principais mercados da companhia.

Expectativa
Acredito que 2018 vai ser ano da consolidação da marca. Vamos ter mais inovações em relação aos produtos e estamos trabalhando bastante fazendo pesquisas para tentar entender um pouco mais o que o consumidor brasileiro espera dos nossos produtos. E isso ganhou uma relevância grande dentro da empresa e foi replicado para outros países para que pudessem entender o mercado global. Nossa intenção é nos consolidarmos como o quinto player do mercado de smartphones.