As associações de Diabetes Juvenil (ADJ), a de Atenção ao Diabetes (ANAD) e a Novo Nordisk lançaram a ‘Caneta da Saúde’. A campanha, feita pela FSB Comunicação, nasceu com o propósito de orientar pessoas com  diabetes tipo 1 e tipo 2 sobre a disponibilidade gratuita no SUS das canetas preenchidas de insulina, autorizadas para a população a partir de 50 anos e jovens até 19 anos.

A caneta é um dispositivo que ajuda a evitar emergências, como “picos de glicemia”, em pessoas com diabetes, o que pode levar a internações em um período delicado da pandemia do novo coronavírus, quando os sistemas de saúde do país continuam em alerta. Além do público elegível para acesso ao dispositivo no SUS, a campanha busca informar familiares de pessoas com diabetes, além de engajar e orientar os profissionais de saúde que atuam no tratamento e acompanhamento dessa doença, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários e farmacêuticos. 

Caminhão passará por 13 cidades brasileiras (Divulgação)

Com o mote ‘Caneta da Saúde: pelo melhor controle do diabetes, essa medida eu assino embaixo’, a campanha se desdobrará para o digital, em um filme que será veiculado na Globo, Band, Record e SBT, ações de branded content, OOH, entre outras.

Em uma das ativações, um caminhão rodará por 13 cidades do Brasil ao longo de vários meses, distribuindo kits de orientação e explicações sobre a caneta de insulina que está disponível no SUS e é o alvo da campanha. Para ajudar na disseminação da utilização e vantagens da caneta de insulina, a campanha também contará com o apoio de influenciadores digitais e celebridades que vivem com o diabetes ou que possuem alguém na família.  

O roteiro prevista é: São Paulo (Capital, Campinas e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro (Capital e São Gonçalo), Bahia (Salvador e Feira de Santana), Minas Gerais (Belo Horizonte e Uberlândia), Paraná (Curitiba e Londrina) e Paraíba (João Pessoa e Campina Grande).