O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), julgou, na última semana, por meio de seu conselho de ética, denúncia de plágio feita pela agência de publicidade Y&R, em relação à campanha TIM Simplicidade, que foi ao ar entre 18 de junho e 6 de julho deste ano. Por 3 votos a 2, o conselho recomendou a sustação da campanha, criada pela agência Neogama.

Na denúncia, a Y&R alegou que a campanha da TIM utilizou indevidamente do mesmo recurso criativo desenvolvido pela Y&R (acendimento de luzes de forma ordenada, formando palavras e figuras em predios) para a mesma finalidade da campanha da Vivo (criada pela Y&R).

A campanha TIM Simplicidade trazia filme no qual apareciam prédios com janelas sendo acesas, que formavam as palavras “fixo, móvel e web”, para falar dos pacote oferecidos ao setor empresarial.

Procurada, a TIM afirmou em nota que “ainda não foi intimada do inteiro teor da decisão, mas prestará os devidos esclarecimentos ao Conar”. Também procurada, a Vivo ainda não se manifestou sobre o assunto.

por Daniela Dahrouge