O 13 de julho é conhecido como Dia Mundial do Rock. A data celebra o Live Aid, evento que reuniu, em 1985, alguns dos maiores nomes da música mundial da época com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar o combate à fome. Uma das apresentações mais marcantes do festival foi da banda Queen.

Para celebrar a data, PROPMARK mostra como o gênero já foi trilha de diversos comerciais.

Queen

A banda do saudoso Freddie Mercury é uma das prediletas dos publicitários. “We Will Rock You”, por exemplo, foi trilha de um clássico da Pepsi.

Inspirado no filme “Gladiador”, o filme criado pela londrina Abbott Mead Vickers BBDO traz Beyonce, Britney Spears e Pink cantando a canção para o “imperador” Enrique Iglesias. Uma das propagandas mais caras da história.

“Bohemian Rhapsody” não é só uma das melhores músicas do Queen, mas uma das mais marcantes da história. Não à toa, marcas diversas utilizam a canção em seus filmes publicitários. Caso de John Lewis neste comercial criado pela adam&eveDDB.

Oasis

Um clássico emocionante criado pela Santo de Buenos Aires para Coca-Cola. O filme traz um cover da canção “Whatever”, dos britânicos do Oasis.

Sepultura

Um dos maiores nomes do metal brasileiro também foi protagonista de uma campanha. Mas de um jeito diferente. Criado pela AlmapBBDO, este filme protagonizado pelos rapazes do Sepultura divulgava o novo Voyage:

Radiohead

Então desconhecida por boa parte do público, a banda Radiohead cairia no gosto de muitos brasileiros depois do filme Carlinhos, criado pela DM9. O comercial traz a música “Fake Plastic Trees” como trilha.

Slayer

Uma das precursoras do Thrash metal, a banda Slayer também teve sua música utilizada como trilha, como no filme abaixo, da anunciante Ovo, criado pela agência Uncommon.

Beatles

Os quatro rapazes de Liverpool foram amplamente utilizados em campanhas publicitárias. A Volkswagen, por exemplo, se despediu do Fusca ao som de “Let It Be”. A animação foi criada pela agência Johannes Leonardo e produzida pela Nexus Studios.

Aerosmith

O Itaú emocionou o público com o filme abaixo. O comercial, criado pela agência DPZ&T, traz o clássico “Dream On”, do Aerosmith, como trilha.

Elvis Presley

Em 2002, a Wieden+Kennedy de Amsterdã, na Holanda, resolveu colocar as principais estrelas da Nike numa jaula. Nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Totti, Henry, entre outros. A trilha: um remix de um clássico do Rei Elvis Presley, “A Little Less Conversation”.

Riffs históricos

Nesta campanha criada pela AlmapBBDO para a Kiss FM um roqueiro tenta devolver o espírito do rock a um jovem que está sendo atraído por ritmos como axé e funk. O guitarrista usa uma série de riffs históricos na batalha para matar o coisa ruim. Exemplos: Led Zeppelin, Nirvana, Deep Purple e Jimi Hendrix.

Skol – Velhinhos

Um clássico de 1998 criado pela F/Nazca para a Skol. O filme divulga um festival marcante dos anos 90, o Skol Rock. Apesar de não ter uma música famosa, a trilha ganhou sua própria fama.

89 FM – Boca

Outro clássico dos tempos áureos da 89 FM, a rádio rock brasileira mais famosa dos anos 90. O filme é um derivado de uma campanha que teve versões em diversos países, com rádios diferentes. A trilha tem trechos de vários clássicos do rock.

Original:

Philco – Formiguinhas

Outra criação da F/Nazca, dessa vez para a Philco. O filme utiliza o humor para vender um aparelho de som que, na verdade, era “um tapa na orelha”. 

Raul Seixas

O que seria de uma lista de campanhas brasileiras marcantes com o rock como protagonista sem a presença de Raul Seixas? O filme abaixo, criado em 2009, foi um dos primeiros comerciais da Africa para a Folha de S. Paulo. Dirigido por Fernando Meirelles e Paulo Caruso, o vídeo mostra colunistas do jornal, incluindo José Simão, o saudoso Clóvis Rossi, Barbara Gancia e Ruy Castro, cantando trechos de “Mosca na Sopa”, de Raul Seixas.