Buscar o pôr do sol perfeito, com festas inspiradas no anoitecer e no mar para celebrar os dias quentes. Essa foi a missão dada à BFerraz, no México, pela Corona. A agência reuniu, no país, 40 profissionais de diversas áreas para realizar uma expedição fotográfica, dois festivais, duas casas temáticas e três festas fechadas, em cinco cidades.

Com a experiência ao vivo, o objetivo da agência era aproximar público da marca de cerveja e transformá-la em ícone da estação com ações que buscam uma forma de apropriação do verão. O pôr do sol é o ícone central e a comunicação incluiu ações de promo, mídia, ativação, eventos proprietários e criação de campanha.
O Corona Sunsets foi realizado no último dia 17, em um celote (espécie de caverna com piscinas cristalinas formadas por áreas alagadas), em Tulum, na Riviera Maya; e no último dia 22, em San Pancho, uma praia icônica da Riviera Nayarit. Já a primeira edição da Casa Corona, antessala do festival que oferece festas temáticas ao entardecer, foi realizada na cidade de Mérida. A próxima edição do espaço será montada a partir de 7 de julho, em Guadalajara.

Divulgação

A preocupação com o meio ambiente também está na pauta das ações. Todos os eventos têm cenografia, copos e produtos oficiais livres de plástico. De acordo com Bazinho Ferraz, presidente da BFerraz, os resultados com Corona, no México, não poderiam ter sido melhores. “Tanto que nos levaram a ampliar nossa atuação internacional com uma operação própria no país. Em apenas dois anos de atuação no mercado mexicano, conseguimos aumentar a lembrança da imagem da marca Corona. Agora, com nossa presença maior no país, as fronteiras diminuem e a percepção continua boa”, comenta.

Se as festas e as ativações estão ocorrendo agora, no meio do ano, a experiência começou meses antes, com uma expedição de quatro fotógrafos mexicanos em busca de diferentes pores do sol do país. Eles viajaram cerca de duas semanas registrando paisagens que foram para o site e canais digitais do projeto, além de PDVs e OOH.

Essa não é a primeira vez que a BFerraz trabalha com a Corona. A agência vem desenvolvendo projetos de planejamento estratégico e criação para a marca desde 2015. No começo, ela fez seu reposicionamento dentro do Corona Capital, maior festival de música do país. Em 2016, além do planejamento das ativações, dos conteúdos e da criação dos materiais e estruturas para o evento, prestou ainda consultoria operacional ao projeto.

Neste ano, a agência reforça não apenas o trabalho com a marca, mas o processo de expansão internacional, iniciado em abril do ano passado, com a abertura da BUSA, em Miami. Em fevereiro deste ano, a BFerraz montou uma operação fixa no México com 28 pessoas e passou a contar com colaboradores que dominam a cultura local e se relacionam com os fornecedores da região, formando uma rede de colaboração e estrutura compartilhada com a WeWork.

Feliz pelo crescimento da agência e pelos resultados do Corona Sunsets, Bazinho fala do evento com paixão. “É uma experiência performática, sensorial. Tem toda uma magia, só estando lá para sentir. Foi emocionante. Agora o desafio é superar”, conta.