A Fiat apresentou um reposicionamento nesta quarta-feira (22). A empresa voltou às raízes ítalo-brasileiras e destacou que é “mezzo brasileira e meio italiana”.

A estratégia foi desenvolvida ao longo de um ano e envolveu diversas áreas – ligadas a clientes, concessionários e parceiros – e que contou com o suporte da agência Ana Couto Branding.

Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, lembra que a empresa global tem 121 anos de história no mundo e 44 no Brasil. “Por isso fomos atrás de nossa essência, buscamos nossas raízes. A Fiat é pop, encantadora, espontânea e a mais ítalo-brasileira das marcas. Em cima disso, vamos projetar o futuro”, comenta.

O planejamento passa por três pilares: novos produtos e tecnologias, experiência do consumidor e comunicação.

Além da recém-lançada Fiat Strada, de concessionárias sob novos padrões e uma renovada abordagem de comunicação com os consumidores em todas as mídias, o movimento terá desdobramentos ao longo dos próximos dois anos.

As novidades foram apresentadas num evento digital exclusivo para a concessionários, funcionários, jornalistas e outros formadores de opinião. “O reposicionamento é abrangente, fundamentado em entregas concretas ao consumidor, e passa pelo resgate de características que são genuinamente nossas e nos diferenciam de todos na Indústria: uma abordagem autêntica e próxima das pessoas, a tradição em inovar e fornecer produtos ousados e desejados pelos consumidores, a paixão em tornar o design italiano e a tecnologia de ponta acessíveis para todos”, diz Filosa.

De acordo com Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e operações comerciais Brasil, o reposicionamento estratégico é um esforço de muitas áreas e disciplinas dentro da FCA, e os pilares representam todos pontos de contato da Fiat com o consumidor. “Muito mais do que apenas uma mudança visual da marca, queremos criar uma nova proposta de valor sob a ótica da experiência única do cliente. O nosso objetivo é levar a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida pelo apreço ao cliente”, explica o executivo.

A Fiat prepara uma grande ofensiva de novos produtos e uma virada no portfólio. A mesma estratégia de renovação, com incremento em design, tecnologias e funcionalidade, está guiando o desenvolvimento dos SUVs, que vão marcar o retorno da marca ao segmento que mais cresce. O primeiro dos dois novos utilitários esportivos está planejado para 2021. No ano seguinte, o segundo modelo.

Esses veículos terão em comum o componente de conectividade, expressada pela nova central multimídia UConnect 7”, equipamento que já se encontra nas picapes Toro e Nova Strada.

A ofensiva de produtos também passa pela eletrificação, com a vinda ao Brasil do Novo 500, agora 100% elétrico.

Com um cliente mais digital, o interesse dos usuários nos sites da marca aumentou no cenário da Covid-19, subindoo o tráfego nas redes digitais Fiat em 60%. Já participação do digital na jornada de compra dos clientes aumentou em mais de 90%.

Por isso, a empresa já estava investindo em transformação digital. Entre as novidades, clientes podem negociar com um concessionário online. O processo pode ser digital, por e-mail, telefone ou WhatsApp, incluindo negociação, preenchimento de ficha, avaliação do veículo usado a ser utilizado como parte do pagamento e aprovação do financiamento. O test drive e a entrega do veículo podem ser agendados na casa do cliente.

Outra ferramenta é o marketplace digital, que disponibiliza ofertas de toda a Rede de Concessionários. O cliente pode encontrar o carro que procura, simular financiamento e negociar com o vendedor pelo WhatsApp.

Os pontos de venda estão sendo revitalizados e ganharão nova identidade visual. Houve investimento em uma nova abordagem da força de vendas e em user experience.

Há uma nova proposta de área de conveniência para os clientes, com espaços aconchegantes, modernos e projetados para surpreender positivamente o cliente. Ele pode tomar um café em uma cafeteria italiana (em parceria com a marca Illy), adquirir produtos da marca ou fazer uma reunião de trabalho no espaço de coworking.

Frederico Battaglia, diretor de brand marketing communication (BMC) da FCA Latam, comenta as mudanças. “O que estamos fazendo é algo profundo e duradouro, que muda a visão do negócio, da comunicação e traz uma mudança fundamental no contato com o consumidor. Nosso foco está no crescimento sustentável do nosso negócio e de nossa cadeia de valor, mantendo sempre a máxima atenção aos anseios e expectativas do cliente. Assim deve ser a Fiat: ousada, democrática, quente, próxima. Mezzo brasileira e meio italiana”, diz.

O seu atual logotipo, a Fiat Flag, é um ícone com quatro linhas que homenageia a origem italiana da companhia. Ela é uma representação gráfica das quatro letras da marca que se transformam em listras em movimento.

O filme e as peças publicitárias terão uma fotografia inspirada nas grifes da moda italianas, cheia de contrastes, valorizando o contexto emocional, focando nas pessoas e no que está acontecendo.

Confira o manifesto de reposicionamento.