A companhia aérea Gol lançou esta semana uma robô para atendimento ao cliente. GAL, assistente virtual movida por inteligência artificial e que já ajuda Clientes no site da empresa, acaba de ganhar um corpo físico e marcou presença na área do check-in da operadora.

“Estamos muito orgulhosos em ser a primeira companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual GAL, em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto”, explica Paulo Palaia, diretor de TI da GOL.

Gal aguarda público no Aeroporto de Guarulhos (Divulgação)

Segundo a companhia aérea, Gal está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros.

“A Gal nos ajudará a interagir com os nossos Clientes de uma maneira diferente e inovadora. Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, diz José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da Gol.

Além de esclarecer questões e dúvidas, a Gal também está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum Cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto.

A robô também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida, etc.

Após o período de testes, a expectativa é que a Gal ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.

A tecnologia da robô foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa de robótica humanoide, e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot, startup que integra chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.