Cena do filme criado pela Africa para o Itaú Unibanco (Divulgação)

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020, introduzindo cada vez mais o debate sobre a segurança digital na conversa dos brasileiros. Mas ainda existem muitas dúvidas.

Esse é o tema da nova campanha criada pela Africa para o Itaú Unibanco. Filmes para a TV e peças direcionadas a plataformas digitais orientam as pessoas a ficarem atentos às informações que são compartilhadas, e com quem.

“Com a rápida digitalização do mercado e as mudanças que ainda estão por vir, entendemos que esse seria o momento ideal para sensibilizar a sociedade sobre a importância de ter cuidado ao compartilhar dados. Queremos que os brasileiros permaneçam alerta sobre com quem compartilham suas informações e com qual finalidade”, comenta Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional e atacado do Itaú.

Produzido pela O2 Filmes e dirigido por Fernando Meirelles, o filme mostra os possíveis problemas originados a partir do compartilhamento de CPF, RG e informações de cartões de crédito.

“A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) contribuiu muito para intensificar conversas já existentes sobre privacidade no uso de informações. Dentro deste contexto, o Itaú entende que é relevante abordar o tema para conscientizar as pessoas de uma forma simples e amigável, trazendo questões do dia a dia e que facilitem o entendimento”, comenta Moisés Nascimento, chief data officer (CDO) do Itaú Unibanco.