Há 17 anos no mercado brasileiro, a Ituran vem ganhando espaço no mercado com sua expertise proprietária de rastreamento de veículos cujos aparelhos são capazes de driblar o bloqueador de GPS Jammer, usado por fraudadores.

Divulgação

A chave para o seu produto ganhar relevância foi agregar o serviço de seguro contra roubo e furto sem análise de perfil do usuário, fruto de parcerias com seguradoras, entre as quais Mapfre, Cardif, Liberty, HDI e QBE. A gerente de marketing Tatiane Monteiro explica que a Ituran não pode ser identificada como uma seguradora, mas aproveitou a demanda reprimida do setor para criar um produto único. Segundo ela, apenas 30% da frota brasileira tem o respaldo de uma seguradora. 

“Somos uma empresa de rastreamento, mas temos parceria com seguradoras que possibilitou a criação do Ituran com Seguro: um seguro para roubo e furto, sem análise de perfil, que chega a ser 50% mais barato do que um seguro convencional. A nossa sede é em Israel, e contamos com escritórios no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Possuímos clientes em mais de 30 países para os serviços de rastreamento e gerenciamento de frotas. O serviço Ituran com Seguro é exclusivo no Brasil. Com a nossa tecnologia com um equipamento sem fio (assim não impacta a garantia original do fabricante dos veículos), alcançamos índices de até 90% de recuperação”, explica Tatiane. 

A Ituran surgiu em Israel, em 1995, como uma continuação de uma tecnologia de rastreamento e resgate de pilotos da força aérea israelense e logo foi adaptada para o mercado comercial, nas palavras de Tatiane. “A palavra ‘Itur’, em Hebraico, significa localizar. Ituran foi uma palavra adaptada, criada pelos donos e virou uma palavra genérica para rastreadores em Israel, tipo Xerox: Você tem Ituran da Pointer?”, ela acrescenta. 

O primeiro movimento no país foi como fornecedora B2B das seguradoras. “Em pouco tempo percebemos um nicho não atendido no mercado e expandimos nossas operações para o varejo, inicialmente com o serviço de rastreamento e depois com o lançamento do Ituran com Seguro. Neste momento iniciamos o trabalho da construção de marca para o consumidor final. Esse trabalho é feito através da comunicação nos canais digitais, TV aberta, rádios, assessoria, eventos do segmento, patrocínio e incentivo de pilotos, além de estratégias direcionadas para os corretores de seguros”, explica a executiva que trabalha com as agências Vitrio e LIV. 

O crescimento no Brasil é de 20% ao ano. Já foram recuperados 60 mil veículos, equivalente a um patrimônio de R$ 2,8 bilhões. Inovação é elemento estratégico da operação. O lançamento do aplicativo 55 Guinchos, uma espécie de Uber dos guinchos, é uma das novidades deste ano. Mas planeja com algumas montadoras a saída de fábrica com o seu dispositivo de rastreamento.
“Cada vez mais as pessoas buscam serviços que possam ser acessados facilmente pelo celular. A Ituran percebeu essa necessidade do mercado e criou o aplicativo 55 Guinchos. No momento de uma pane ou colisão, o motorista que não tem seguro fica em uma situação vulnerável. Ele pode não saber a quem recorrer ou chamar um guincho que lhe cobre um valor muito alto. Além disso, a demora no atendimento o deixa suscetível a risco de roubo. Com o 55 Guinchos, o cliente tem total segurança em receber um prestador credenciado, de forma rápida e com um valor justo, além de acompanhar o percurso do guincho em tempo real”, finaliza.