A JBS anunciou nesta terça-feira (22) que vai investir cerca de R$ 30 milhões para criar uma empresa na área de fertilizantes, parte da JBS Novos Negócios. A localização da nova fábrica será anunciada em breve e as operações devem ser iniciadas dentro de um ano.

O objetivo da iniciativa é buscar soluções inovadoras e sustentáveis que gerem valor para a companhia, além de  “reforçar a diretriz da unidade de negócios de aproveitamento máximo dos resíduos orgânicos gerados na operação da empresa”.

“Seremos a primeira empresa de alimentos no Brasil a utilizar resíduos orgânicos gerados em nossas fábricas para produzir fertilizantes e, com isso, passaremos a atuar no mercado agrícola”, afirma Nelson Dalcanale, presidente da JBS Novos Negócios.

Susana Martins Carvalho foi contratada para assumir a posição de diretora do negócio da nova atividade. Segundo a executiva, a JBS terá um processo industrial tecnológico, que vai agregar alto valor aos fertilizantes. “O produto poderá ser usado nas grandes culturas, como soja, milho, café e algodão, assim como em hortícolas e frutíferas. Este novo negócio vai colaborar com a agricultura do país, pois, atualmente, cerca de 75% dos fertilizantes são importados. Além disso, os resíduos orgânicos gerados em nossas operações deixam de ser um custo para se transformar em receita.”