Da publicidade à gestão de conteúdo. No Globo Lab, a veia criativa fica exposta e pode ser colaborativa na definição de projetos que fazem parte ou vão integrar a grade de programação da Rede Globo de Televisão. A última edição durou três dias e foi encerrada no último dia 6. Desta vez contemplou o programa Lazinho Com Você. A atração terá cinco episódios, vai ao ar em dezembro e será apresentada pelo ator Lázaro Ramos. Durante três dias um grupo de jovens formadores de opinião estiveram reunidos para oferecer suas sugestões. O propósito foi criar o que a diretora de responsabilidade social da emissora, a executiva Beatriz Azeredo, chama de “contribuição inspiracional”, ou cocriação. A partir desta terça-feira (15), uma plataforma na internet vai receber colaboração do público. Já foram desenvolvidos laboratórios para Profissão Repórter, Globo Esporte e GShow, por exemplo.

Divulgação

“A Globo busca inspiração no ambiente externo e isso tem sido muito produtivo. No caso de Malhação, junto com a ECA/USP, Miami Ad School e outras fontes, o grupo criou a campanha digital Viva a diferença, que terminou virando uma marca do programa. O Profissão Repórter já envolveu mais de 800 jovens e 100 pautas”, relata Beatriz, responsável pela gestão do Globo Lab.
O diretor artístico do programa, Rafael Dragaud, explica que a produção vai ficar atenta às sugestões vindas da internet. Mas vai além disso. “Ela é uma das fases da experiência que é Lazinho com você. A plataforma é aberta a todo o público: www.lazinhocomvoce.com.br. Lá a gente vai mostrar um pouco da proposta do programa, entender como colaborar e como os materiais podem ser aproveitados e reaproveitados na rede e na TV. Mas, basicamente, vamos criar desafios criativos para incentivar as pessoas a levarem para lá o humor, o talento e a criatividade do brasileiro, seja com textos, imagens, experimentações e sugestões dos mais variados tipos: depoimentos, letras, músicas, ilustrações, imagens, clipes, memes… É uma grande rede criativa online incentivando não só a postar conteúdos originais, mas também a remixá-los em coisas novas”.
“O programa começa agora em agosto na internet, com as redes sociais e as contribuições desses materiais feitos pelo próprio público nessa plataforma digital exclusiva. Em dezembro, ele entra numa outra etapa, que é a exibição na TV. São inúmeras as possibilidades. Nessa primeira fase, a cada semana, o público vai ter, além da experiência interativa digital em si, um programa de dois minutos feito exclusivamente para a internet. Quando chegarmos à TV, já teremos um material também novo e exclusivo para exibir. Vamos falar a linguagem da TV e a da internet, num trabalho que é colaborativo do início ao fim, considerando as múltiplas possibilidades de se comunicar, falar com as pessoas e sobre as pessoas”, acrescenta Dragaud.

O diretor do programa diz ainda que Lazinho com você é um programa sobre pessoas. “Na rua ou na rede, a gente vai aonde as pessoas estiverem. Por isso, não existe uma hierarquia entre TV e internet. Os dois caminhos têm a mesma importância. Queremos estar onde a imaginação do povo estiver. Sempre com pautas novas, queremos não só contar histórias, mas ouvir também. Vamos falar com um público variado, emocionar e fazer rir, que é o que o brasileiro faz de melhor. As pessoas vão poder acompanhar nas redes sociais, colaborar na plataforma e assistir aos domingos na TV. O convite é para viver uma experiência onde cada um quiser”, finaliza Dragaud.