Patrícia Shine: “Garantir a saúde animal também contribui para a saúde de todos nós”/Divulgação

Em uma época em que se fala cada vez mais sobre a promoção da saúde, o bem-estar dos animais e a ligação dos pets com seus donos, a MSD Saúde Animal acaba de lançar a campanha Novo Horizonte.

Líder no segmento veterinário no Brasil e considerada uma das principais farmacêuticas do mundo, com operação em mais de 50 países e 150 mercados, a companhia quer impulsionar a discussão da importância da saúde animal, considerando alguns tópicos como o bem-estar dos animais, a integração da saúde das pessoas com os animais e o meio ambiente, e ressaltar como a tecnologia e a inteligência de dados podem contribuir com tudo isso.

“Convidamos dessa forma o mercado a pensar em um novo horizonte em saúde animal para a sociedade, conectando animais e pessoas e reforçando a conexão emocional com os tutores de pet, sempre prezando pela excelência”, ressalta Patrícia Shine, gerente de conectividade e desenvolvimento da MSD Saúde Animal.

A campanha Novos Horizontes foi criada com a colaboração da agência RN 360, que produziu os vídeos iniciais. “A ação é um movimento criado pela companhia que está sendo trabalhado nas seguintes frentes: público interno, externo e imprensa. O lançamento está sendo realizado na convenção de vendas 2021 da companhia por meio de treinamentos, workshops, palestras com convidados especiais, ambos para todos os públicos. Estamos apostando bastante nas redes sociais para disseminar ainda mais esse conceito, principalmente com a #novohorizonteMSD”.

A executiva reforça que a companhia defende e acredita na filosofia One Health (Saúde Única), que integra a saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente. “Em um momento como o que estamos, essa conversa nunca se fez tão atual e necessária. Isso porque garantir a saúde animal também contribui para a saúde de todos nós, bem como para a gestão de recursos ambientais de forma mais assertiva. E quando falo de bem-estar animal também incluo os cuidados com os pets, que hoje estão no nosso dia a dia e requerem diversos cuidados e proteção. Cuidar deles impacta muito em sua qualidade de vida e longevidade e, além disso, protege as pessoas que convivem com eles, já que algumas doenças – como as transmitidas por parasitas externos – podem nos afetar”, afirma Patrícia.

Vale lembrar que o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, com participação global de 6,4%, atrás apenas dos Estados Unidos (50%), de acordo com dados da Euromonitor International.

TECNOLOGIA E DADOS
A MSD Saúde Animal possui as unidades de negócios aquicultura, avicultura, pecuária, suinocultura e pets. De acordo com a executiva, a empresa tem apostado na disponibilização de tecnologias que permitem a identificação e o monitoramento animal em tempo real, recurso esse que contribui expressivamente para a melhoria do bem-estar animal e de produção. “E, trazendo a reflexão sobre novos horizontes e expectativas para o futuro, também queremos a maximização do uso de inteligência de dados para obtermos insights para o mercado, contribuindo para seu crescimento e o conectando com os consumidores”, completa Patrícia.

Segundo a executiva, a MSD foi a primeira empresa a desenvolver soluções para gestão reprodutiva de animais de produção; lançou também a única caneta veterinária de insulina para cães e gatos diabéticos; desenvolveu o primeiro comprimido mastigável para cães contra pulgas e carrapatos com eficácia duradoura de até 12 semanas e o primeiro dispositivo que permite a vacinação em suínos sem agulhas.

A companhia vai reforçar ao longo da campanha pilares como o conceito One Health; conexão digital com impressão digital; e a sinergia com a inteligência de dados e saúde animal, que reflete como a inovação contribui para o setor.