A Copa América começa oficialmente nesta sexta-feira (14), com partida entre Brasil x Bolívia, sob holofotes de seus patrocinadores oficiais. Semp TCL, Gol, Brahma e Mastercard apoiam o torneio nesta edição, que marca o retorno do Brasil como sede depois de 30 anos.

As apostas no título da seleção brasileira são altas, não à toa todas as marcas do torneio também patrocinam a equipe liderada pelo técnico Tite. Segundo Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value Marketing Esportivo, o momento é propício para as marcas ativarem seu patrocínio, principalmente,  pela oportunidade de aproximação com o torcedor em seu próprio país.  “A Copa do Mundo no Brasil foi um oásis no deserto no marketing esportivo em 2014. Agora, de todos os países da América do Sul, o Brasil é o que tem os estádios mais novos, então, é uma bela oportunidade para a gente, que desde a Copa está carente de um grande evento esportivo”.

Para a competição, uma série de ativações e campanhas estão sendo preparadas mesmo antes de a bola rolar em campo. Na semana passada, por exemplo, em uma ação conjunta, Gol e Mastecard fizeram um voo especial do Rio de Janeiro para São Paulo. Na viagem, os passageiros foram surpreendidos com a presença dos ex-jogadores da seleção Mauro Galvão e César Sampaio, além da taça da competição, trazida para a abertura do torneio, que ocorre no estádio do Morumbi, na capital paulista. “Queremos aproveitar o patrocínio da Copa América como parte da estratégia de internacionalizar a imagem da Gol. A Copa América é uma competição tradicional, com audiência massiva em todos os países em que operamos”, destaca German Carmona, gerente de marketing da companhia aérea.

A Mastercard também tem planejamento específico para o torneio. Como a Copa América é o evento de futebol de maior destaque na América Latina e no Caribe, a empresa aproveita a oportunidade para difundir o alcance de seu serviço de pagamentos por aproximação. A relação da Mastercard com o futebol é antiga. Essa será a 12ª edição consecutiva que a marca patrocina o campeonato. “Acreditamos que o esporte aproxima as pessoas e o futebol é prova disso. Com os patrocínios no segmento esportivo, reforçamos o nosso compromisso com o futebol, o esporte mais amado da América Latina”, destaca Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing & comunicação da Mastercard para Brasil e Cone Sul.

Ativações e mídia
Além das experiências antes e durante o torneio, as marcas preparam campanhas e inserções de mídia nos canais que transmitem os jogos. A TV Globo, por exemplo, prepara uma série de entregas comerciais em sua programação, além de conteúdos temáticos para engajar a audiência. Destaque para o quadro do humorista Marcelo Adnet, em que ele “encarna” personagens do esporte, como narradores e torcedores sul-americanos.

Para quem acompanhar as transmissões via internet, a Globo está preparando também uma segunda opção de transmissão, feita pelos humoristas Caito Mainier, Daniel Furlan, Raul Chequer, Leandro Ramos e David Benincá, do Falha de Cobertura. Para Joana Thimoteo, diretora de eventos do Esporte Globo,  o brasileiro é apaixonado por futebol e a realização da Copa América é o momento para reunir a torcida na mesma vibração, além de potencializar a paixão dos brasileiros, e consequentemente, também de seus patrocinadores.

“A Copa América representa mais uma oportunidade especial para os brasileiros acompanharem de perto nossa seleção e outras grandes equipes e jogadores que estarão no Brasil. Uma experiência importante tanto para os torcedores quanto para anunciantes. Essa grande capacidade de engajamento faz com que a Copa América tenha também uma enorme relevância comercial”, destaca a executiva. 

Patrocinam as transmissões da emissora Brahma, Chevrolet, Hypera Pharma, Vivo, Itaú e Casas Bahia. Segundo Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma, no ano em que é celebrado o 100º aniversário da primeira conquista da seleção brasileira na Copa América, a marca tem objetivo de tornar a experiência de quem vai curtir os jogos nas cidades-sedes, nos bares ou em casa, a melhor possível. “Repetiremos a Arena Brahma Nº1 nas cinco sedes com transmissões dos jogos do Brasil e shows gratuitos para o público”. Além disso, a marca será a responsável pelo Brahma Man of the Match, que elege o melhor jogador de cada uma das 26 partidas.